DIA INTERNACIONAL DA RADIOLOGIA 2014

Há 119 anos nascia a radiologia.

No dia 8 de novembro celebramos a descoberta dos raios-X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, em 1895.

Em novembro, mais precisamente no dia oito, os radiologistas estão em festa: é o Dia Internacional da Radiologia. A data escolhida é uma alusão à descoberta dos raios-X, feito protagonizado pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, em 1895.

O Dia da Radiologia é mais um excelente motivo para cumprimentar e agradecer aos nossos radiologistas, dedicados profissionais que elaboram, com presteza e qualidade, os milhares de laudos por mês para todos exames que atendemos. Mas, há também uma função estratégica neste dia especial: é tempo de repensar os desafios da Radiologia. Temas como a evolução científica do setor, as mudanças na gestão do negócio e o impacto do dia a dia na vida do radiologista merecem ser reavaliados.

Se formos olhar pelo lado científico, tópicos como a redução de dose na radiação no exames de tomografia computadorizada, novas técnicas de ressonância magnética ou ainda a popularização de mamografias tridimensionais de baixa dose, merecem a atenção de especialistas e estudantes da área, exigindo horas de estudo e atualização. Isso sem falar no campo promissor da correlação dos achados de imagem com o genoma humano, que promete ser uma verdadeira revolução para a Radiologia num futuro próximo.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Os desafios continuam quando abordamos os aspectos relativos à gestão do negócio de Radiologia. O cenário é conhecido. Com o crescimento da demanda por laudos, aumenta a pressão por produtividade dos radiologistas e consequente impacto na qualidade dos laudos. Adicionalmente, novos equipamentos são criados, gerando novos tipos de exames e constante necessidade de atualização do radiologista.

    Em paralelo, o radiologista vislumbra um novo estilo de vida, uma vez que, em um mundo de exames digitalizados, a própria necessidade de deslocamento e presença física tornam-se relativas. A possibilidade de emitir laudos a distância, via telerradiologia, leva o profissional para o home-office, por exemplo. Isso sem abrir mão, na verdade estimulando, novas formas de colaboração e compartilhamento de conhecimento entre os médicos.

    A telerradiologia é responsável por agilizar diagnósticos e, até mesmo, por oferecer medicina de qualidade em regiões distantes de grandes centros em países de grandes dimensões como o Brasil.

    Mais do que receber parabéns, a equipe da Telelaudo sabe que sua missão vai além: transformar todo dia 8 de novembro em mais um passo rumo à excelência em atendimento e no cuidado aos pacientes brasileiros.

    SEUS LAUDOS ATRASAM?

    Coloque em dia os laudos
    atrasados.

    SUA EQUIPE ESTÁ INCOMPLETA?

    Complete a sua equipe de radiologistas
    em qualquer modalidade.

    QUER INVESTIR PARA CRESCER?

    Amplie o atendimento e conquiste novos convênios.

    ×