Estudo de Caso: Hospital Belo Horizonte atende mais pacientes com a Telerradiologia

 Em Estudo de caso, Telelaudo

Fundado em 1968 na capital de Minas Gerais, o Hospital Belo Horizonte foi construído com o objetivo de desenvolver e exercer uma medicina de excelência. É, hoje, um hospital geral de grande porte com mais de 250 leitos e média de 8 mil pacientes por mês no pronto-socorro.

Até o ano de 2012 – antes da contratação da telerradiologia – o Hospital Belo Horizonte enfrentou dificuldades com a falta de médicos radiologistas nos plantões noturnos e nos finais de semana. A demora para a liberação dos laudos refletia na satisfação dos pacientes. Por conta disto, os médicos solicitantes tinham dificuldades para acessar os exames na ausência do radiologista.

De acordo com a Dr. Maria José, Diretora Clínica do Hospital, eram emitidos em média 40 laudos/mês nos plantões noturnos e finais de semana, um número baixo, tendo em vista o tamanho e a complexidade do hospital.

“Nosso grande problema era a reclamação do paciente, que acabava indo embora sem os resultados do exame”Dra. Maria José.

Virada no jogo

Para reverter o cenário, o Hospital passou a contar com os serviços de telerradiologia da Telelaudo para emissão dos laudos à distância, 24 horas por dia, em qualquer dia da semana. A adesão e confiança do corpo clínico no novo serviço refletiu nos resultados.

Intercâmbio de Informação

Mais do que a melhora no atendimento, o Hospital se beneficiou com o intercâmbio de conhecimento. Com o serviço da Telelaudo, os médicos locais do Hospital Belo Horizonte puderam trocar informações e contar com a experiência de cerca de 150 especialistas, garantindo laudos com qualidade, independente do horário ou dia.

“Com a Telelaudo | Pró Laudo temos a oportunidade de debater o diagnóstico com especialistas e, com isso, nossos pacientes saem ganhando”Dra. Maria José.

Planos para o futuro

O Hospital Belo Horizonte se diferenciou dos concorrentes e hoje é referência em excelência na radiologia. A demanda nos finais de semana e plantões noturnos foi atendida, as liberações dos laudos estão mais rápidas e os pacientes mais satisfeitos.  

Além de atender mais exames, houve redução de50%no tempo de espera para os resultados.

A importância da Telelaudo nesse processo é reconhecida pela Dra. Maria José, Diretora Clínica do Hospital:“Só ganhamos com essa parceria.”

pacientes

Baixe o Estudo de Caso completo aqui.

A telerradiologia é uma forma de atender mais pacientes em horários noturnos e nos finais de semana. Se você ficou interessado em saber como ampliar seu serviço de radiologia, ou se você se identificou com os desafios do Hospital Belo Horizonte, converse conosco.

VAMOS CONVERSAR?

Artigos Recentes