Mecanismo de busca digital pode detectar câncer mais cedo, diz estudo

 Em Destaques na Saúde

Pesquisadores da Microsoft Health acreditam ter encontrado uma maneira de identificar um câncer antes mesmo do paciente pensar em ir ao médico.

Segundo o site Technology Review da MIT, a equipe da Microsoft publicou um estudo no Journal of Oncology Practice em que afirma ter analisado dados do histórico de busca no mecanismo de pesquisa Bling de 6,4 milhões de usuários, identificando palavras-chave que caracterizavam alguns diagnosticados com câncer de pâncreas. Então, analisaram as buscas dessas pessoas antes do diagnóstico, o que revelou uma pesquisa por determinados sintomas padrão antes mesmo da visita ao médico. Cruzando estes dados com outras informações do histórico que revelavam fatores de risco como alcoolismo e obesidade, o time pode detectar que a busca por informações sobre os sintomas começava em média 5 meses antes do diagnóstico oficial.

A equipe fez questão de ressaltar que o objetivo do projeto não é substituir o diagnóstico, mas sim alertar aqueles que estão em uma faixa de risco para que procurem um especialista.   

Ler reportagem completa

Fonte: MIT Technology Review

Crédito de imagem: Pixabay

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×