Por que não há acordo quanto a realização de mamografias?

 Em Radiologia

Depois da Sociedade Americana do Câncer passou a recomendar – em outubro do ano passado – que mulheres com 45 anos ou mais devem realizar mamografia anualmente e mulheres acima de 54 anos devem realizar o exame bienal enquanto forem saudáveis, foi a vez de outra renomada entidade americana, a US Preventive Task Force, divulgar suas orientações.

Segundo a Instituição, o exame de rotina deve ser realizado a partir de 50 anos e repetido a cada dois anos até os 74. Desta forma, diminuem as chances da realização de biópsias desnecessárias em mulheres com carcinoma in situ que, normalmente, não necessita de tratamento. Porém, médicos que defendem o procedimento a partir dos 40 ou 45 anos afirmam que, após tratar o carcinoma, diminuem as chances do desenvolvimento do câncer em até 98% dos casos.

Apesar da influência das diretrizes americanas, no Brasil, deve-se considerar que a porcentagem de mulheres com câncer de mama entre 40 e 50 anos é de 25% – nos EUA a porcentagem fica entre 12% e 13%. As Sociedades Brasileiras de Mastologia e do Colégio Brasileiro de Radiologia indicam a mamografia preventiva para mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Ler Reportagem Completa

Fonte: Revista Galileu Online

Crédito de imagem: Revista Galileu Online

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×