CASO EM DESTAQUE (DEZEMBRO 2014/JANEIRO 2015)

A Telelaudo lauda milhares de exames radiológicos por mês. Eventualmente, escolhemos um caso que achamos interessante destacar.

Paciente do sexo masculino, 64 anos, dor com limitação funcional e tumoração no cotovelo direito.

Achados de imagem:

As imagens da tomografia do cotovelo direito demonstram múltiplas imagens arredondadas agrupadas no tecido subcutâneo posterior do cotovelo, com densidade de partes moles e focos hiperdensos de permeio (Fig.01 e 02).
Há, ainda, tecido heterogêneo com focos hiperdenos de permeio junto ao trajeto do tendão bicipital até sua inserção na tuberosidade radial (Fig.03 e 04), onde observa-se marcada irregularidade cortical (Fig. 05).

VAMOS CONVERSAR?

Hipótese diagnóstica:

Gota Tofácea.

 

Considerações:

A gota é uma artropatia por depósitos de cristais de ácido úrico que acometem preferencialmante homens (95% dos casos), tendo início de sintomas entre os 30-50 anos.
A apresentação inicial geralmente é de uma monoartrite envolvendo a articulação metatarsofalangeana do hálux, entretanto, outras articulações podem ser as precursoras dos sintomas, notadamente no pé e tornozelo. As crises agudas de artrite são sazonais, e o não tratamento, ou não diagnóstico, intercrises podem levar o paciente a desenvolver a gota crônica ou tofácea.
A gota tofácea caracteriza-se pelo acumúlo de cristais de urato nos tecidos moles periarticulares, tendões, sinóvia, osso subcondral e tecido subcutâneo, formando tumorações, denominadas tofos.
Na tomografia o tofo é descrito como uma massa bem delimitada com densidade entre 160-170 UH, hiperdensa em relação às partes moles em adjacência. A TC também definine os depósitos intra-articulares e as erosões corticais, que são frequentemente associados com os tofos.
O nosso caso é muito ilustrativo, pois vemos manisfestações tanto extra-articular quanto intra-articular (Fig. 06), caraterizado pelo volumoso tofo no subcutâneo periarticular do cotovelo (Fig.01 e 02) e o depósito peritendinoso intra-articular, com erosão óssea (Fig.03, 04 e 05).

 

Referências bibliográficas:

1. Isenberg, David A., Renton, Peter; Imaging in Rheumatology, 1st Edition
2. Girish et al. Advanced Imaging in Gout; AJR 2013; 201:515-525

SEUS LAUDOS ATRASAM?

Coloque em dia os laudos
atrasados.

SUA EQUIPE ESTÁ INCOMPLETA?

Complete a sua equipe de radiologistas
em qualquer modalidade.

QUER INVESTIR PARA CRESCER?

Amplie o atendimento e conquiste novos convênios.