RADIOLOGISTA EM DESTAQUE – DR. ANTONIO EIRAS

A Telelaudo entrevistou o Dr. Eiras.

Dr. Antonio Eiras nos oferece um panorama sobre a gestão de carreira na radiologia.

Ciente dos desafios na formação continuada dos Radiologistas no Brasil, Dr. Antonio Eiras nos oferece um panorama sobre a gestão de carreira na especialidade, o que se espera de um profissional diferenciado e ainda apresenta sua opinião sobre os desafios e conquistas da telerradiologia.

Telelaudo: Que barreiras o profissional enfrenta hoje, no que se refere à sua formação continuada? Ele consegue conciliar carreira e aprimoramento?

Dr. Antonio Eiras: Atualmente, existe uma limitação importante na continuidade da formação do radiologista. Em consequência  de uma série de dificuldades que ocorrem na formação da pós-graduação em Radiodiagnóstico, na maioria das instituições, e em função da rápida e acentuada renovação de informações que existem em nossa especialidade, é imperioso que o radiologista recém formado continue sua formação, mesmo após o obter o título de pós-graduação.

São diferentes métodos de imagem, com avanços tecnológicos importantes e variados em diversos segmentos da medicina diagnóstica que fomentam essa necessidade de constante atualização.

Em contrapartida, há uma limitação de Serviços de Imagem que ofereçam essa formação de maneira adequada e com remuneração satisfatória. Por isso, é um grande desafio, nos dias de hoje, a conciliação entre a atuação como radiologista e o investimento na atualização da sua própria especialidade. Sábios são os que conseguem atingir esses dois objetivos.

Telelaudo: Para você, ainda há espaço para a surpresa e descoberta de futuros excelentes profissionais? Como você reage, e estimula, um talento promissor ?

Dr. Antonio Eiras: É óbvio que há espaço ao radiologista diferenciado. Talvez o que tenha que ser definido é o que é ser “excelente”. De certo, não é apenas o radiologista com conhecimento diferenciado.

É preciso que esse profissional saiba conviver em grupo, que tenha atuação diferenciada não só na área médica, mas também na parte administrativa, de ensino, corporativa, entre outras. Este conceito de radiologista diferenciado é mais holístico e complexo do que se imagina. Encontrá-lo também é um desafio.

Quanto ao meu estímulo a este colega em potencial, tento passar para ele alguns exemplos de conduta meus e de profissionais próximos. Mas acho que a maior parcela vem do próprio indivíduo, da sua educação, dos seus princípios e da sua moral. Desde que, obviamente, estas características venham rodeadas de bastante investimento no conhecimento radiológico.

VAMOS CONVERSAR?

SEUS LAUDOS ATRASAM?

Coloque em dia os laudos
atrasados.

SUA EQUIPE ESTÁ INCOMPLETA?

Complete a sua equipe de radiologistas
em qualquer modalidade.

QUER INVESTIR PARA CRESCER?

Amplie o atendimento e conquiste novos convênios.