ENTENDA A TELERRADIOLOGIA

O que é a telerradiologia, em poucas palavras.

Às vezes, a telerradiologia é a única solução que um serviço de radiologia tem para viabilizar a sua operação, devido a total falta de radiologistas na região.

O Brasil é um país extenso. Há mais de 5.500 municípios em nosso território e muitas regiões têm poucos especialistas na área de radiologia. Por vezes, a falta de especialistas não passa pela condição financeira do município de contratar esses profissionais, mas, sim, pela dificuldade de se encontrar interessados em viver fora dos centros urbanos.

Os brasileiros, nestas regiões mais afastadas, sofrem para serem atendidos e, não raro, têm que viajar para longe para realizar suas consultas e exames.

A radiologia e a telerradiologia

A radiologia é um ramo da medicina diagnóstica que depende do médico radiologista para analisar as imagens capturadas do corpo do paciente e elaborar o laudo (laudar, no jargão da radiologia). Imagens e laudo formam um exame completo.

Atualmente, no Brasil, muitos equipamentos de radiologia fazem a captura das imagens do paciente em formato digital e tantos outros estão sendo convertidos para a esta tecnologia. Bem, se as imagens capturadas já são digitais, então por que não enviá-las, via internet, para um médico laudar a distância? É aí que entra a telerradiologia, integrando hospitais e clínicas em todo o Brasil com médicos radiologistas que trabalham e vivem onde querem, mas que laudam a distância exames de pacientes dos municípios mais remotos do nosso País. Isto tudo, com a mesma precisão que são laudados os exames por um radiologista local.

VAMOS CONVERSAR?

A telerradiologia é uma tecnologia ou um serviço médico?

A telerradiologia é ao mesmo tempo uma tecnologia e um serviço médico de elaboração de laudos.

Muitas empresas se referem a telerradiologia como o sistema – o software – necessário para transmitir as imagens e os laudos de um ponto a outro. Neste caso, a telerradiologia é usada por uma única rede de clínicas e hospitais para integrar suas várias unidades com centrais de laudos – nada mais que um espaço físico que reúne os radiologistas para trabalharem na elaboração dos laudos. A tecnologia viabiliza a transmissão do exame e, com isto, o crescimento destas redes em locais onde o acesso a um radiologista é complicado.

Contudo, outras empresas, como a Telelaudo, utilizam a palavra ‘telerradiologia’ para designar o serviço médico que realizam, a saber: a elaboração de laudos para hospitais e clínicas em todo o Brasil. Neste caso, a telerradiologia abrange o sistema de envio de imagens e laudos (a tecnologia) e, também, a elaboração dos laudos (o serviço), por médicos radiologistas competentes para laudar.

O que leva um hospital e clínica a contratar um serviço de telerradiologia?

Às vezes, a telerradiologia é a única solução que um serviço de radiologia tem para viabilizar a sua operação, devido a total falta de radiologistas na região. Outras vezes, a telerradiologia funciona como uma extensão dos radiologistas locais, apoiando nos momentos em que o volume de exames excede a capacidade da equipe local de elaborar os laudos no prazo combinado com os pacientes.

Transmitir imagens e laudos é seguro?

A transmissão de imagens e laudos de/para hospitais e clínicas deve ser feita com segurança, por se tratar de dados privados dos pacientes, portanto, protegidos por lei.

Na telerradiologia utilizam-se mecanismos de segurança de criptografia das imagens e laudos que tornam essas informações seguras para trafegarem pela internet.

Vamos iniciar uma conversa sobre como podemos ser seu parceiro e cuidar dos laudos de tomografia do seu serviço de imagem? Basta preencher o formulário acima. Obrigado.

Telelaudo. Sua Equipe Sempre Completa.

SEUS LAUDOS ATRASAM?

Coloque em dia os laudos
atrasados.

SUA EQUIPE ESTÁ INCOMPLETA?

Complete a sua equipe de radiologistas
em qualquer modalidade.

QUER INVESTIR PARA CRESCER?

Amplie o atendimento e conquiste novos convênios.