Pais pedem mais agilidade e laudos a distância nos Estados Unidos, entenda o motivo

 Em Destaques na Saúde

Maior agilidade e redução no tempo de entrega de resultados é prioridade para 65% dos pais

Nos Estados Unidos, os laudos a distância são vastamente utilizados inclusive sendo preferível devido à agilidade para receber os exames de radiologia.

A importância de resultados mais rápidos, principalmente em casos emergenciais, deve-se a possibilidade disso influenciar nas chances positivas do tratamento.

A seguir saiba como é a percepção dos pais em relação a radiologia pediátrica e ao uso de laudos a distância nos EUA.

Por que a agilidade é o aspecto mais valorizado pelos pais na radiologia pediátrica?

Uma pesquisa publicada na Academic Radiology questionou os pais de pacientes da radiologia pediátrica quais os aspectos que mais eram valorizados por eles.

Para 65% dos pais, o principal objetivo era ter um resultado mais rápido dos exames de radiologia dos filhos.

Com isso, os pesquisadores identificaram que concentrar os esforços em aspectos que reduziriam o tempo de entrega dos exames, como os laudos a distância, poderia apresentar resultados mais satisfatórios na experiência e comunicação com os pais de pacientes da radiologia pediátrica.

A agilidade na obtenção dos resultados de exames é valorizada, pois influencia diretamente o diagnóstico e tratamento proposto, assim como as chances de um resultado positivo.

Exames de radiologia em crianças

 

Características da radiologia pediátrica

Para realização da pesquisa foram aplicados 96 questionários com os pais dos pacientes. Entre eles, 81% tinha filhos com idade média de 9 anos em tratamento.

Entre os pesquisados, 53,4% dos pais receberam os laudos a distância dentro de 24 horas, com atendimento presencial pelo médico pessoal do filho em 36% dos casos, por telefone ou e-mail em 24%, 9% pelo radiologista e 12% por meio de portais online de registros médicos.

A pesquisa traz outras informações relevantes que podem ser usadas para aprimorar as ações adotadas pelos hospitais, tanto no atendimento médico em si, como melhores opções de comunicação com a família. Confira:

  • Para 37% era melhor receber os resultados dos exames pelo médico da família, fosse pessoalmente ou por telefone, enquanto 28% preferiam que essa comunicação fosse realizada por e-mail;
  • 16% dos pais de pacientes infantis da radiologia gostariam de conversar sobre os resultados do exame de radiologia  diretamente com o responsável;
  • Para 7% era importante ter acesso aos resultados impressos, enquanto 6% preferiam acessar os resultados apenas por meios online.

Nos Estados Unidos é comum que as famílias tenham médicos pessoais, de forma que 66% dos pais que poderiam escolher entre esse profissional e o radiologista optavam por ter a consulta com o médico do filho. Dessa forma, uma opção seria o envio direto dos laudos a distância para os médicos responsáveis pelo acompanhamento da criança.

Quais os benefícios dos laudos a distância nesses casos?

Os laudos a distância apresentam uma série de benefícios que tornam essa opção mais adequada para os casos de radiologia infantil, ainda que em solicitações emergenciais, como:

  • No Brasil, as solicitações de emergência podem ser retornadas em até 30 minutos, enquanto demandas de rotina são devolvidas em até 24 horas pelas empresas de telerradiologia;
  • A análise do exame de radiologia e emissão do laudo é realizada por um profissional especializado, como um radiologista subespecialista com experiência na região investigada, o que é particularmente útil em avaliações complexas, como as neurológicas;
  • Todo o processo é realizado digitalmente, acelerando o retorno do exame e as etapas de atendimento, no entanto, o laudo pode ser impresso ainda no hospital ou enviado aos pais por e-mail após a apresentação dos resultados pelo médico responsável.

No Brasil, os pais de crianças em atendimento radiológico também esperam um retorno ágil dos laudos a distância para que o diagnóstico possa ser realizado e o encaminhamento definido em menos tempo.

Os laudos a distância estão entre os recursos mais inovadores da telemedicina para viabilizar essa agilidade de atendimento e resultado de exames.

 

Referências:

https://www.healthimaging.com/topics/imaging-informatics/parent-communication-pediatric-radiology

https://diagrad.com.br/noticias/meduloblastoma-infantil/

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1076633219303599

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×