Qualificação profissional: As opções de cursos para o técnico em radiologia

 Em Radiologia

Opções de qualificações para o técnico em radiologia se manter atualizado e com domínio técnico e gerencial

A qualificação para o técnico em radiologia é fundamental para que esses profissionais mantenham-se atualizados e com competências técnicas e gerenciais alinhadas às expectativas do mercado de trabalho.

Investir em bons cursos técnicos de radiologia, é essencial para explorar novas atualizações e facilita oportunidades de trabalho.

6 opções de qualificação para o técnico em radiologia

Muitas pessoas – e mesmo profissionais técnicos ou tecnólogos em radiologia – não sabem como a profissão é ampla e não está associada apenas à área de saúde.

Na verdade existem oportunidades na radiologia associadas à metalurgia, para o uso de peças, placas e soldas, ambiental quando voltada ao estudo dos solos e alimentícia, que visa estudar fungos e bactérias na alimentação.

Portanto, após se formar com técnico em radiologia, o profissional tem um grande de leque de possibilidades nas quais pode se especializar. A seguir focaremos esse material na qualificação para o técnico em radiologia voltados à área da saúde.

1. Atualização profissional

Existem diferentes cursos de atualização para técnicos em radiologia que almejam ampliar ou trazer novas informações sobre um tipo de exame.

Essas opções de cursos podem ser mais genéricas, abordando atualizações, como uso do sistema PACS (sigla do termo em inglês, que significa  Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens), nuvem ou telemedicina.

Também é possível que o curso seja direcionado a uma especialidade. Um exemplo é uma atualização no sistema musculoesquelético que pode abordar lesões de atletas, avaliação da medular óssea, osteoartrite degenerativa e outras particularidades do tema.

Esse tipo de atualização é relevante, pois são cursos rápidos, mas garantem que o profissional mantenha-se alinhado às novidades da área.

2. Aperfeiçoamento de exames

A qualificação para o técnico em radiologia também pode ser direcionada a laudos específicos para contribuir na atuação do profissional.

Por exemplo, entre as opções estão cursos de extensão de tomografia computadorizada, ressonância magnética e mamografia.

Esse tipo de qualificação capacita e qualifica os profissionais para atuarem com serviços de imagem de acordo com as atuais necessidades e tendências do mercado de trabalho.

3. Radiologia odontológica

Uma opção de qualificação para o técnico em radiologia é na área odontológica, que também demanda conhecimentos específicos para auxiliar em laudos e identificação de melhores condutas.

Na radiologia odontológica, são utilizadas as mesmas técnicas da radiologia geral, no entanto, o foco é na avaliação dos dentes e da face.

Um curso nessa área inclui técnicas para tomada de imagens e também biossegurança, visto que o profissional terá contato com a boca do paciente.

Ao qualificar-se nessa especialidade, o técnico em radiologia estará apto para atuar em uma área com grande demanda.

4. Radioterapia

Desde 2019, a Resolução nº 17 do Conter (Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia) determina que apenas profissionais formados em radiologia com especialização em radioterapia poderão atuar nessa área.

Dessa forma, uma especialidade fundamental na área oncológica ainda enfrenta falta de profissionais qualificados devido essa alteração recente nas diretrizes.

Devido à importância de uma aplicação precisa da radiação ionizante para combater às células cancerígenas, esse curso exige grande empenho do profissional, mas o qualifica para uma atuação mais especializada e alinhada às demandas e regras do mercado.

5. Gestão

Profissionais de radiologia também devem considerar a realização de cursos de gestão se o objetivo é abrir uma clínica de radiologia ou mesmo crescer na carreira, gerenciando um departamento de radiologia de uma clínica ou hospital.

Um curso de gestão de clínicas propõe que o profissional detenha os conhecimentos teóricos e domínio dos instrumentos de gestão para gerenciar os serviços de radiologia.

6. Auditor

Outra opção de qualificação para o técnico em radiologia, é para auditor interno ou externo considerando a nova norma do Padi (versão 4).

No curso são apresentados os conhecimentos e qualificações necessários para que o profissional realize auditorias de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) considerando os novos requisitos.

Quando investir na qualificação profissional?

Existem diversas oportunidades de qualificação para o técnico em radiologia de forma que os profissionais podem escolher áreas nas quais estão mais interessados, desde a emissão dos exames ou mesmo gestão de clínica.

Essa diversidade de atuação faz com que o técnico em radiologia seja um profissional com competências diversas e que precise sempre estar engajado em atualizações.

O investimento na qualificação profissional deve ocorrer se for identificada alguma dificuldade em operar com novas soluções dos serviços de imagem, se sentir uma limitação no desempenho das atuais funções ou se busca aperfeiçoamento.

A recomendação é que os técnicos em radiologia estejam sempre investindo em qualificação e atualização, afinal a radiologia já passou por diversas modernizações nos últimos anos, como equipamentos digitais, sistemas de gestão automatizados e a própria telerradiologia.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×