Como a radiologia digital pode melhorar o funcionamento da sua clínica?

 Em Radiologia

Benefícios da radiologia digital para clínicas, médicos radiologistas e pacientes justificam investimentos.

A radiologia digital é uma tendência em de exames de imagem devido aos diversos benefícios que apresenta em relação ao método convencional.

Com a atualização dos equipamentos de radiologia a clínica alcança vantagens operacionais que se refletem no atendimento ao paciente e infraestrutura às equipes médicas.

Qual a diferença entre radiologia digital e convencional?

Inicialmente é preciso saber o que diferencia a radiologia digital dos métodos tradicionais de extração de imagem. O principal elemento que mudou foram os equipamentos para captação das imagens médicas.

Na radiologia convencional a captura das imagens ocorria de forma analógica. A diferença na absorção da radiação por cada região do corpo influenciava a incidência de luz na chapa (filme fotográfico) delineando os tecidos e estruturas.

A partir disso, os feixes de raios-x incidiam sobre o filme e geravam uma reação química. Por fim, o filme precisava ser revelado em uma câmara escura usando produtos químicos específicos que influenciam, inclusive, a qualidade dos exames.

Na radiologia digital são usados sensores sensíveis que captam os “pixels” da imagem como em uma câmera digital, de forma que a captura ocorra a partir dos raios-x e não da luz resultante.

Essa mudança na forma de captura das imagens radiológicas promoveu uma grande transformação.

Radiologia digital: 6 benefícios à clínica e pacientes

A modernização dos equipamentos de radiologia tem impactos positivos não somente na gestão da clínica, mas também no desempenho da equipe e na qualidade do atendimento ao paciente.

Aumento de produtividade das equipes

A radiologia digital demanda uma infraestrutura e processos mais compactos do que o modelo tradicional, de forma que os médicos radiologistas e a equipe de atendimento conseguem ser mais produtivos nas tarefas diárias.

Por exemplo, na técnica convencional é preciso que haja a revelação da imagem, o que demanda um trabalho adicional que não ocorre com a técnica digital.

Diminuição da exposição à radiação

O método digital reduz a exposição do paciente à radiação, pois a captura da imagem é realizada em um tempo menor do que no exame tradicional.

Em alguns casos, a redução da exposição à radiação é de até 90%, além de reduzir a necessidade de refação dos exames, o que também amplia a exposição.

Redução do tempo de espera

O processo de revelação da imagem radiológica demandado pela técnica tradicional eleva o tempo para obtenção do exame e emissão do laudo, de forma que o tempo até o paciente pode ser ampliado.

Com a radiologia digital, o especialista pode receber o exame em poucos minutos, o que reduz o tempo de espera para emissão do laudo.

Infraestrutura para o trabalho remoto

O trabalho remoto para radiologistas é uma tendência, mas só é viável por meio da radiologia digital que garante o envio dos exames de imagem por sistemas conectados à internet.

Dessa forma, o radiologista pode fazer a emissão do laudo médico no computador residencial e enviá-lo à clínica, uma prática chamada de telerradiologia.

Radiologia digital aumenta a qualidade em laudos

Com a tecnologia e modernização dos processos, a radiologia digital permite o uso de ferramentas já no momento da captura da imagem radiológica para melhorar a visualização e contraste dos detalhes.

Esse recurso garante que a técnica aumente a qualidade dos laudos quando comparado com a técnica tradicional que dependia da qualidade da chapa e dos reagentes químicos, por exemplo.

Facilidade no armazenamento de exames

Com a necessidade de armazenamento de exames no prontuário médico do paciente pode tornar-se desafiador garantir um armazenamento de qualidade e prático para exames tradicionais.

Além disso, os agentes usados em exames de raios-x podem contaminar, exigindo cuidados extras no armazenamento e mesmo no descarte.

Com exames digitais, todos os exames podem ser armazenados no banco de dados da clínica, que deve ter uma estrutura de Tecnologia da Informação (TI) eficiente.

Portanto, a radiologia digital destaca-se pelos diversos benefícios que proporciona para a clínica e hospital, sendo importante a modernização dos processos e equipamentos para um melhor atendimento aos pacientes.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×