Saiba como melhorar o relacionamento com os pacientes do seu serviço de radiologia

 Em Gestão

Modernização, padronização e eficiência são demandas dos pacientes que devem ser atendidas

Buscar possibilidades de como melhorar o relacionamento com o paciente é essencial para que o serviço de radiologia de clínicas e hospitais continue sendo de qualidade.

Atualmente, a tecnologia e novas soluções estão muito relacionadas com uma experiência mais completa e satisfatória para o paciente. Conhecer essas inovações e como aplicá-las também é papel dos gestores do setor da saúde.

Como melhorar o relacionamento com o paciente na clínica radiológica?

Saber como melhorar o relacionamento com o paciente permite expandir a atuação da clínica ou hospital e também proporcionar tratamento ao paciente com  agilidade e qualidade dos serviços e laudos.

Portanto, incorporar algumas práticas na rotina da clínica ou hospital é uma opção adequada para que os pacientes sintam que há uma preocupação não somente no momento de receber os cuidados adequados diante de suas enfermidades, mas que desde o primeiro contato, estão sendo guiados por um bom atendimento.

Diversificar os exames realizados

Uma primeira recomendação se os gestores buscarem saber como melhorar o relacionamento com o paciente, é a diversificação dos exames radiológicos realizados.

A diversificação permite que a clínica ou hospital atenda amplamente as necessidades dos pacientes. Se as opções de exames forem restritas, essas instituições de saúde não terão como entregar os serviços de acordo com a demanda. Isso não prejudica somente o relacionamento dos solicitantes com a clínica ou hospital, mas também impede que esses pacientes encontrem o seu tratamento ou cura o mais rápido possível.

Garantir a pontualidade na entrega de laudos

Quando o assunto é saúde, os pacientes ficam ainda mais ansiosos com os resultados dos exames, de forma que existe uma grande expectativa relacionada com o recebimento do laudo.

Sendo assim, um dos erros mais graves do setor de radiologia é não ser pontual na entrega dos laudos médicos, atrasando as datas e estendendo o prazo.

A geração de expectativas é muito importante no relacionamento com o paciente. Por exemplo, se agendar a entrega do exame para 3 dias e atrasar, entregando no 5º dia é uma experiência pior do que se a clínica agendar a entrega para 7 dias e entregar no 5º dia.

Portanto, entre as ações de como manter um bom relacionamento com o paciente, a pontualidade da entrega dos laudos é imprescindível para o paciente manter-se satisfeito.

Disponibilizar a opção de uma segunda opinião médica como melhorar o relacionamento com o paciente ao disponibilizar segunda opinião médica

Não é por falta de confiança no especialista ou na clínica e hospital, mas muitos pacientes sentem-se mais confortáveis quando podem solicitar uma segunda opinião médica, principalmente em casos mais graves e que demandam intervenções cirúrgicas.

Saber que o exame radiológico foi avaliado por dois especialistas é um fator importante para que o paciente sinta-se mais confiante e confortável com o serviço utilizado.

Dessa forma, disponibilizar esse serviço influencia diretamente na percepção do paciente sobre instituições de saúde.

 

Não alterar os prazos em férias e feriados

Como falamos anteriormente, a expectativa criada é muito importante, principalmente na área médica na qual o paciente fica mais ansioso.

Pensando nisso, clínicas e hospitais que têm problemas em organizar as demandas internas durante finais de semana, férias da equipe ou feriados podem ter a imagem prejudicada diante dos pacientes.

O ideal é que a operação da área radiológica funcione normalmente nesses períodos, mantendo a padronização dos processos e prazos e sem alterar a qualidade dos laudos.

Modernizar os processos

Atualmente, entre as opções de como melhorar o relacionamento com o paciente, destaca-se o investimento em tecnologia para tornar os processos mais ágeis, satisfatórios e eficientes. Entre as opções destacam-se:

  • Inserir um “software” de gestão para centralizar dados;
  • Usar equipamentos digitais e disponibilizar exames e laudos online para acesso dos pacientes;
  • Utilizar prontuários eletrônicos para manter o histórico acessível e centralizado;
  • Disponibilizar canais eletrônicos para agendamento de exames e consultas.

Com essa modernização dos processos, o setor de radiologia seja da clínica ou hospital, fica mais alinhado às necessidades e expectativas do mundo atual.

Como a telerradiologia auxilia nessas áreas?

A telerradiologia é uma prática pela qual clínicas e hospitais podem terceirizar a etapa de emissão de laudo médico utilizando um sistema específico que garante a transferência segura das informações, como as imagens radiológicas e o laudo.

Com esse serviço a clínica ou hospital consegue melhorar o relacionamento com o paciente, pois a solução oferece vantagens como:

  • Especialistas para laudar diferentes exames radiológicos;
  • Agilidade na entrega dos laudos médicos;
  • Capacidade de atender um aumento da demanda ou períodos com redução da equipe interna;
  • Mantém a mesma qualidade nos laudos emitidos;
  • Possibilidade de solicitar pelo próprio sistema uma segunda opinião médica;
  • Entrega de laudos por canais digitais, sendo facilmente acessível aos pacientes.

Portanto, a telerradiologia viabiliza a modernização dos processos de laudos a distância para garantir que a clínica mantenha a excelência e eficiência nos processos em diferentes situações. Dessa forma, beneficia diretamente a serviços de imagem frente ao paciente.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×