CONTEÚDOS SOBRE RADIOLOGIA

Conheça mais sobre telemedicina e telerradiologia e acompanhe as conversas que temos com os nossos radiologistas.

Uma seleção de estudos de casos, artigos, entrevistas sobre radiologia, telerradiologia e telemedicina.

TELERRADIOLOGIA E TELEMEDICINA

No dia 8 de novembro celebramos a descoberta dos raios-X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, em 1895.

Pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher um parceiro de telerradiologia para o seu serviço.

A telemedicina já tem sido utilizada em diversas áreas do tratamento da saúde, mas sua aplicação mais difundida é na elaboração de laudos, em especial, na radiologia.

Os cinco principais usos da telemedicina, entre eles a telerradiologia, que terão um papel importante na melhoria dos cuidados médicos e na diminuição dos custos com a saúde.

A telerradiologia se transformou, na última década, de um complemento da prática de radiologia para um serviço essencial de melhoria da prática médica para grandes e pequenos grupos.

Pesquisa conclui que iPads são equipamentos viáveis para a radiologia.

O mercado de telemedicina foi avaliado no valor de US 11,6 bilhões em 2011 e espera um crescimento para US 27,3 bilhões em 2016.

Em casos de urgências, a telerradiologia pode trazer inúmeros benefícios para os pacientes e serviços de imagens, não apenas em situações nas quais existe falta de radiologistas.

Regiões do Brasil que apresentam uma dispersão elevada de radiologistas podem se beneficiar com o uso de telerradiologia.

A Europa tem empresas de telerradiologia que atendem somente a um país e outras que elaboram laudos para diversos países da Comunidade.

A telerradiologia tem sido utilizada por clínicas e hospitais para garantir um crescimento sustentável, principalmente, por fornecer uma equipe de radiologistas qualificada e produtiva.

Aparelhos de TC ou RM apresentam cifras elevadas, mas o retorno do investimento justifica o alto custo da iniciativa, desde que se eleve a produtividade.

VAMOS CONVERSAR?

RADIOLOGISTAS EM DESTAQUE

As entrevistas com os radiologistas da Telelaudo estão sendo publicadas no Blog. Clique aqui para ler as entrevistas mais recentes.

O casal de radiologistas prova que, com a telerradiologia, qualidade de vida e profissionalismo podem conviver com ganhos mútuos.

Ciente dos desafios na formação continuada dos radiologistas no Brasil, Dr. Antonio Eiras nos oferece um panorama sobre a gestão de carreira na especialidade.

O Dr. Eduardo Castro mescla experiência, disposição para a reinvenção profissional e foco em qualidade de vida.

Especialista em radiologia cardiovascular não invasiva, a Dra. Flávia Junqueira fala sobre o aumento da disponibilidade do diagnóstico de doenças cardíacas via telerradiologia.

Trabalhando via telerradiologia, a Dra. Mariana consegue atuar a distância e concluir a especialização em Radiologia Músculo-esquelética, em Nova Orleans, no Estados Unidos.

 

CASOS EM DESTAQUE

Os estudos de casos em radiologia estão sendo publicados no Blog da Telelaudo. Clique aqui para conhecer os casos mais recentes.

Dor com limitação funcional e tumoração no cotovelo direito.

Dores ósseas difusas e dificuldade de deambular. Nega traumas.

Submeteu-se a biópsia de infonodomegalia axilar direita, com resultado histológico de carcinoma metastático.

Paciente do sexo masculino, 7 anos, com dores no quadril direito. Nega trauma, desconhece comorbidades.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES PARA HOSPITAIS E CLÍNICAS

Conheça as variedades de tomógrafos computadorizados e o que você deve levar em conta na hora de adquirir um novo equipamento para seu hospital e clínica.

Para escolher qual equipamento de ressonância magnética comprar, deve-se colocar na balança: a situação financeira, a vantagem de melhorar a comercialização, atrair mais pacientes, e oferecer exames de alta qualidade.

Nos EUA, a demanda por radiologistas deve exceder a oferta em até 16% na próxima década, apesar do aumento da formação de profissionais na área.

SEUS LAUDOS ATRASAM?

Coloque em dia os laudos
atrasados.

SUA EQUIPE ESTÁ INCOMPLETA?

Complete a sua equipe de radiologistas
em qualquer modalidade.

QUER INVESTIR PARA CRESCER?

Amplie o atendimento e conquiste novos convênios.