LAUDO A DISTÂNCIA NA RADIOLOGIA

A adoção do laudo a distância na radiologia garante melhorias gerenciais e operacionais às clínicas, hospitais e centros de diagnósticos. Conheça as vantagens aqui.

O laudo a distância na radiologia é uma solução que visa facilitar a operação de hospitais, clínicas e centros de diagnósticos a partir da terceirização da elaboração dos laudos, para uma empresa especializada.

O laudo a distância na radiologia é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pode ser usado em todo o País seguindo as diretrizes de segurança, ética e privacidade.

A seguir conheça quais são as dúvidas comuns sobre o laudo a distância em radiologia, quais as vantagens e quando optar por esse serviço.

 

O que é um laudo a distância na radiologia?

O laudo a distância na radiologia consiste na emissão do laudo por radiologistas de um serviço especializado, após a realização do exame radiológico na clínica ou hospital solicitante.

Dessa forma, a etapa da realização do exame ocorre normalmente, contudo, posteriormente, usando um sistema de telerradiologia e conexão com a internet, as imagens do exame são enviadas para que o radiologista emita o laudo. 

Em seguida, o laudo finalizado é enviado, usando a mesma plataforma conectada à internet, para a instituição solicitante.

Portanto, o laudo a distância na radiologia, processo chamado de telerradiologia, consiste na emissão do laudo por um serviço terceirizado usando a internet como canal para compartilhamento dos dados. 

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Qual a relação entre telemedicina e laudo a distância na radiologia?

    Os laudos a distância na radiologia consistem em uma das soluções que integram a telemedicina. A telemedicina refere-se aos serviços médicos intermediados por tecnologias da informação e comunicação (TIC).

    A telemedicina é mais ampla e tem diferentes soluções que a integram, como os teleatendimentos, telemonitoramento, comunicações entre médicos e também programas de aperfeiçoamento profissional.

     

    Quais os benefícios do laudo a distância na radiologia?

    A busca por laudo a distância na radiologia tem aumentado entre gestores de clínicas e hospitais devido aos benefícios proporcionados por esse serviço, como:

    • modernização dos processos com atualização dos equipamentos do setor de radiologia;
    • possibilidade de aumentar a capacidade de atendimento da demanda de forma rápida e sem investimentos extras;
    • ampliação do leque de exames que podem ser realizados localmente, visto que os laudos a distância podem ser analisados por especialistas;
    • maior eficiência e agilidade no fluxo de atendimento do setor de radiologia, evitando o surgimento de filas de laudos e demora na entrega dos resultados dos exames;
    • melhora da gestão de pessoas do setor radiológico, visto que se reduz a necessidade de plantões e escalas;
    • substituição de custos fixos por custos variáveis, uma vez que o pagamento dos laudos a distância é baseado nos exames laudados no período;
    • agilidade na entrega dos resultados que pode levar, em média, uma hora em solicitações urgentes e até 24 horas em solicitações rotineiras;
    • possibilidade de disponibilizar serviços radiológicos quando os gestores não encontram mão de obra especializada na região.

    Além dessas vantagens gerenciais e operacionais relacionadas à telerradiologia, o serviço também é importante para reduzir os deslocamentos dentro das instituições de saúde, uma demanda cada vez maior após a pandemia da Covid-19. 

     

    Qual a regulamentação da telerradiologia no Brasil?

    No Brasil, a telemedicina é regulamentada desde a publicação da Resolução nº 1.643/2002 do Conselho Federal de Medicina. O laudo a distância da radiologia passou a ser permitido no País desde 2009.

    Apenas em 2014, entretanto, com a resolução nº 2.107/2014 do CFM é que foram definidas as diretrizes e normativas para orientar as empresas que prestam os serviços de telerradiologia e também os centros de diagnóstico e hospitais que fazem uso dos serviços.

    Dessa forma, os laudos a distância na radiologia são legalmente regulamentados e permitidos desde que sigam as diretrizes técnicas, éticas e operacionais do CFM.

     

    Quais tipos de exames podem ser laudados a distância?

    Existem diferentes exames que podem ser laudados a distância para redução das complexidades operacionais da clínica, hospital ou centro de diagnóstico, como:

    • tomografia computadorizada;
    • ressonância magnética;
    • raios-x;
    • mamografia;
    • densitometria óssea;
    • odontologia.

     

    Quando contar com a opção de laudo a distância na radiologia?

    A opção pelo laudo a distância na radiologia pode ser feita em diferentes circunstâncias gerenciais e operacionais, no entanto, a solução visa garantir a qualidade e agilidade nos serviços prestados, devendo sempre funcionar em parceria com as equipes internas.

    Existem diferentes cenários nos quais a adesão ao laudo a distância em radiologia é recomendada, como:

    • quando os gestores têm dificuldade de contratar radiologistas na região, o que compromete o atendimento aos pacientes;
    • quando a equipe interna está sobrecarregada e com dificuldades de manter a fila de exames radiológicos em dia;
    • quando há desafios na gestão de pessoas do setor, com excesso de horas extras e plantões;
    • quando a instituição planeja ampliar a capacidade nos atendimentos radiológicos;
    • quando a instituição almeja investir em um novo equipamento radiológico, mas não tem profissionais para absorver o aumento da demanda de exames e a oferta de radiologistas na região é limitada;
    • quando a instituição almeja a simplificação dos processos e modernização do setor de radiologia.

    Portanto, além dos benefícios ao atendimento ao paciente, a telerradiologia é uma aliada da gestão que pode ter uma operação simplificada e também obter ganhos relacionados à gestão de recursos humanos.

     

    Por que contratar a Telelaudo?

    A Telelaudo foi pioneira no Brasil a disponibilizar o serviço de laudo a distância em radiologia, sendo fundada pelos médicos radiologistas Dr. Flávio Lanes e Dr. Felipe Nirenberg, juntamente com toda uma equipe de médicos radiologistas sub especializados.

    A experiência na área médica e radiológica garante o comprometimento e qualidade dos serviços.

    Todos os processos da Telelaudo para laudo a distância em radiologia seguem as diretrizes do Conselho Federal de Medicina e a empresa conta com uma rede de radiologistas experientes, garantindo qualidade, detalhamento e agilidade.

    SEUS LAUDOS ATRASAM?

    Coloque em dia os laudos
    atrasados.

    SUA EQUIPE ESTÁ INCOMPLETA?

    Complete a sua equipe de radiologistas
    em qualquer modalidade.

    QUER INVESTIR PARA CRESCER?

    Amplie o atendimento e conquiste novos convênios.

    ×