5 dicas de como obter laudos mais rápido e de forma eficiente

 Em Gestão, Telerradiologia

Saber como obter laudos mais rápido é essencial para agilidade e eficiência nos serviços de radiologia. Conheça dicas para alcançar esse objetivo

A equipe de gestão de clínicas diagnósticas e hospitais está sempre em busca de oportunidades de como obter laudos mais rápido, reduzindo o tempo de espera dos pacientes, mas também tornando os processos mais eficientes.

São diversos aspectos estratégicos que devem receber atenção dos gestores, administradores e diretores para que o departamento de radiologia seja mais rápido e eficiente nos processos e serviços prestados.

Como obter laudos mais rápido no departamento de radiologia?

Para saber como obter laudos mais rápido, é relevante observar as diferentes áreas da clínica ou hospital que influenciam na agilidade dos processos de radiologia.

Nem sempre a oportunidade de otimização de uma área é intrínseca a ela e pode envolver uma reestruturação ou modernização de outros departamentos-chave (como recursos humanos, tecnologia da informação etc.).

A seguir apresentamos 5 dicas que podem contribuir em como obter laudos mais rápido com ganhos de eficiência.

1. Avalie e estruture seus processos

Ao identificar a falta de eficiência e agilidade em qualquer departamento, o primeiro passo da gestão deve ser uma avaliação interna dos processos.

Esse mapeamento permite identificar gargalos operacionais que são os principais responsáveis pela falta de rapidez e também pela recorrência de erros, exigindo, no caso do setor de radiologia, a refação de exames, por exemplo.

Após o estudo dos processos eles podem ser reestruturados, eliminando práticas obsoletas ou com desempenho insatisfatório e incorporando métodos organizacionais mais eficientes.

2. Invista em equipamentos de radiologia digital

A infraestrutura da clínica ou hospital é determinante na capacidade de atendimento da equipe de radiologia e também na eficiência dos atendimentos e serviços prestados.

O investimento em equipamentos de radiologia digital, por exemplo, geram uma série de benefícios ao departamento, como:

  • diminuição dos resíduos e insumos necessários à realização dos exames;
  • maior qualidade e agilidade na obtenção da imagem radiológica;
  • redução do intervalo entre atendimentos;
  • imagens radiológicas digitais, facilitando o compartilhamento e transferência;
  • redução da exposição à radiação aos pacientes e profissionais da área.

Essas vantagens da radiologia digital viabilizam processos mais ágeis e que vão refletir diretamente na capacidade de prestação de serviço do setor.

Destaca-se, entretanto, a importância de unir equipamentos de qualidade com processos condizentes. Por exemplo, o intervalo entre os atendimentos pode ser reduzido, mas essa otimização só será alcançada se essa nova diretriz for incorporada no setor de agendamentos.

3. Faça uma gestão de pessoas eficiente

Uma das áreas mais estratégicas de uma clínica ou hospital é a gestão de pessoas (ou RH), pois a política adotada influencia no engajamento dos colaboradores, satisfação com a empresa e mesmo na qualificação.

Dessa forma, a gestão de pessoas deve ser eficiente visando entender qual a capacidade de atendimento do setor por período, organizando folgas e férias sem comprometer a operação e incentivando o aprimoramento profissional por meio de cursos.

4. Invista em sistemas digitais

Entre as recomendações sobre como obter laudos mais rápido está a modernização de todos os sistemas usados na clínica ou hospital.

É fundamental, por exemplo, que todos os departamentos tenham sistemas digitais integrados, o que evita a ocorrência de erros, ineficiência em solicitações ou refação de tarefas.

Os sistemas digitais, seja para gestão hospitalar como para serviços radiológicos, permitem um monitoramento mais acertado da operação, contribuindo no levantamento de dados que influenciam em decisões gerenciais acertadas.

Além disso, a modernização de processos passa invariavelmente pela atualização da infraestrutura para que ela possa dar suporte eficiente aos profissionais dos diferentes departamentos simultaneamente.

5. Adote a telerradiologia

Atualmente, a telerradiologia tem sido uma importante aliada de clínicas e hospitais que buscam formas de como obter laudos mais rápido e com eficiência.

A solução funciona como um complemento à equipe interna, dessa forma, pode atender a demanda em caso de folgas e férias de profissionais, colaborar no aumento da capacidade de atendimento sem comprometer a agilidade dos processos e ajuda a evitar a sobrecarga do time.

Devido à digitalização, a operação da telerradiologia é ágil, pois o técnico em radiologia pode enviar, pelo sistema próprio, as informações do paciente e exame logo após o atendimento.

Para adoção da telerradiologia, no entanto, é importante contar com uma parceira confiável. A Telelaudo tem mais de uma década de experiência nos serviços de telerradiologia, garantindo processos sólidos, confiáveis e eficientes.

Um dos destaques da telerradiologia é a possibilidade de laudos mais rápidos. Na Telelaudo, os laudos de emergência são entregues, em média, em 60 minutos (podendo chegar a duas horas) e os de rotina, em média, em 16 horas (podendo chegar a 24 horas).

Esses diferenciais fazem com que a telerradiologia seja uma das principais soluções para clínicas e hospitais que buscam formas de como obter laudos mais rápido com eficiência. 

VAMOS CONVERSAR?

×