Desafios da cibersegurança na área da saúde

 Em Curiosidades, Gestão

Apesar da tecnologia ser de extrema importância para a área da saúde, é essencial se atentar a segurança dos dados dos pacientes

A tecnologia na área da saúde trouxe inúmeras vantagens, automatizando os processos e trazendo diagnósticos mais precisos, além de tratamentos mais eficazes.

Os sistemas digitais, atualmente, permitem o armazenamento de dados importantes e prontuários de pacientes, deixando a rotina dos profissionais da saúde muito mais prática e produtiva.

Entre os grandes avanços da tecnologia na medicina, podemos citar a telerradiologia, que permite a interpretação remota de resultados radiológicos, facilitando o acesso dos pacientes aos serviços de saúde e agilizando as atividades dos profissionais.

Porém, esses grandes avanços também acabaram trazendo uma grande preocupação – a cibersegurança. É necessário garantir a segurança dos dados dos pacientes, além da integridade dos sistemas de saúde digitais.

Por isso, é necessário ter um bom entendimento sobre quais são os principais desafios da cibersegurança, e quais medidas devem ser tomadas para garantir a proteção dos dados de saúde. Acompanhe a leitura.

A Importância da Cibersegurança na Saúde

A quantidade de ataques cibernéticos contra instituições de saúde apresentou um aumento de 78% no ano de 2022, registrando uma média superior a 1.400 ocorrências por semana.

Os ataques não afetam somente a segurança de roteadores e computadores. Mas também os equipamentos médicos, como máquinas de anestesia, bombas de infusão, sistemas de ponto de atendimento e ressonância magnética. 

Todas as máquinas estão vulneráveis a ataques cibernéticos, o que pode pôr a vida de pacientes em risco. É por isso que é essencial que os profissionais da área estejam cientes dos riscos, e capacitados para adotar as medidas preventivas necessárias.

Já ocorreram, no Brasil, diversos casos de invasões, gerando instabilidade sistêmica nas empresas de saúde e interrupção total do ambiente digital devido a ataques e sequestro de dados.

Os ataques são em sua maioria ransomware, com hackers entrando em periféricos, e logo, em sistemas críticos e dados confidenciais.

Qualquer violação em sistemas pode gerar consequências fatais, desde o comprometimento da privacidade do paciente até o risco de lesões ou o próprio falecimento.

Entenda quais são os principais desafios quando se trata de garantir a cibersegurança nos sistemas de saúde.

Desafios Únicos da Cibersegurança em Telerradiologia

Diversas instituições de saúde ainda dependem dos chamados sistemas legados, que costumam ser vulneráveis a ameaças cibernéticas se não contarem com as devidas atualizações e suporte.

É essencial se atentar a manutenção recorrente desses sistemas, a fim de proteger dados e garantir a continuidade das operações.

Garantir a segurança devida dos sistemas é certamente um desafio. Porém, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para reduzir os riscos de invasões. 

Como a segmentação de rede, o monitoramento constante e a implementação de soluções de segurança baseadas em nuvem.

Agora que há um entendimento sobre os principais desafios na cibersegurança, confira as principais estratégias para prevenir os ataques de hackers e fortalecer a proteção dos sistemas de saúde.

Estratégias para Fortalecer a Cibersegurança na Telerradiologia

Existem algumas estratégias técnicas que podem ser utilizadas para fortalecer a cibersegurança nos sistemas de saúde. Como:

  • Criptografia de dados: a criptografia refere-se à construção e análise de protocolos que impedem terceiros, ou o público, de lerem mensagens privadas;
  • Autenticação de dois fatores: oferece identificação aos usuários através da combinação de dois componentes diferentes. Esses componentes podem ser algo que o usuário sabe, algo que o usuário possui ou algo que é inseparável do usuário.
  • Redes privadas virtuais (VPN): uma conexão VPN oculta seu endereço IP para que você permaneça anônimo na Internet.

É essencial colocar em prática as exigências e regulamentações de segurança e dados LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) nos sistemas de saúde, garantindo uma experiência positiva e segura aos pacientes da empresa.

Além disso, confira outras medidas importantes a serem tomadas em qualquer instituição da área da saúde para manter a segurança dos sistemas:

  • Treinamento da equipe: é essencial que todos os membros da equipe estejam cientes dos perigos dos ataques cibernéticos, e saibam seguir os procedimentos necessários para a prevenção dos mesmos;
  • Avaliações de riscos regulares: outra medida importantíssima é estar sempre reavaliando as fragilidades dos sistemas, a fim de encontrar possíveis falhas que podem ser brechas para ataques;
  • Planos de resposta a incidentes: consiste em um documento interno que deve ser amplamente conhecido por todos os colaboradores e que dispõe sobre as medidas que devem ser adotadas no caso de um incidente;

Para garantir um ambiente virtual seguro e que traga benefícios para pacientes e profissionais da saúde, é necessário que todos os colaboradores se comprometam com essa missão.

Todos devem trabalhar em conjunto para dificultar os ataques cibernéticos, corrigindo todas as falhas que possam ser eventualmente encontradas em sistemas.

Os sistemas de saúde, assim como qualquer página virtual, podem contar com vulnerabilidades. A tarefa dos colaboradores é identificar tais vulnerabilidades quanto antes, para trabalhar em recuperação.

O Compromisso da Telelaudo com a Cibersegurança

Como vimos, os ataques cibernéticos são uma grande preocupação atual, já que podem colocar em risco a privacidade, a saúde e até mesmo a vida dos pacientes.

Mesmo que a tecnologia tenha trazido inúmeras vantagens, é essencial se atentar também aos riscos e desafios que vem em conjunto com ela.

A manutenção da segurança dos sistemas deve ser uma prioridade, especialmente os sistemas de telerradiologia, que carregam inúmeros dados e diagnósticos de pacientes.

A Telelaudo, como empresa que possui a finalidade de utilizar a tecnologia como uma grande aliada e facilitadora na rotina dos profissionais de saúde e pacientes, faz questão de adotar todas as medidas cabíveis para a proteção devida dos dados armazenados.

Conheça mais sobre as soluções recomendadas pela Telelaudo e suas práticas robustas de cibersegurança na saúde, garantindo a proteção devida dos sistemas.

Seguindo de forma adequada as estratégias de cibersegurança, a privacidade e saúde dos pacientes são mantidas, garantindo uma relação saudável entre a tecnologia e a medicina.

Afinal, a tecnologia na área da saúde veio para facilitar a rotina de pacientes e profissionais, corrigindo problemas e dificuldades, e não para trazer mais desafios.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×