7 tecnologias que vão revolucionar a medicina

 Em Destaques na Saúde

Com informações do Blog Saúde no Vale, do Portal Saúde Business e da médica Renata Velloso, listamos as 7 principais tecnologias que tem potencial de transformar a medicina que conhecemos hoje.

1-  Tecnologia X Conhecimento

A tecnologia está possibilitando a democratização do conhecimento médico. De acordo com o texto de Renata, em termos de saúde, com a internet estamos vivendo um momento de avanço na medicina. A democratização do conhecimento transfere o poder para os pacientes e o papel do médico passa a ser cada vez mais de parceiro.

2-  Jogos

A utilização de jogos e simuladores está agora sendo aplicada na área da saúde com aplicações infinitas tanto no tratamento quando na prevenção incentivando hábitos de vida mais saudáveis.

3-  Telemedicina

Muita gente vê a telemedicina apenas como uma consulta por vídeo com um médico a distância. Mas as possibilidades vão além disso. Novas tecnologias irão permitir diagnósticos, emissão de laudos e monitoramento remoto de pacientes. A tendência é que, no futuro 100% dos hospitais utilizem serviços relacionados à telemedicina e apenas pacientes que necessitem de cuidados intensivos sejam internados em hospitais, os demais poderão receber acompanhamento remoto de casa e monitoramento a distância.

4-  Cirurgia Robótica

O uso de cirurgia robótica já é uma realidade que deve crescer de maneira exponencial nos próximos anos. Uma outra tecnologia semelhante é a das próteses e implantes biônicos.

5-  Genômica e a medicina personalizada

Com os avanços da engenharia genética a ciência está decifrando genes relacionados a resposta de cada pessoa a determinado tratamento, criando uma medicina realmente personalizada para cada paciente. Essa tendência fica ainda mais forte quando associamos o chamado “big data” com a genômica.

6-  Impressão 3D

A impressão 3D já está revolucionando os processos industriais. Essa tecnologia já permite a impressão de tecidos humanos que podem ser usados em testes de medicamentos e cosméticos. No futuro órgãos inteiros poderão ser impressos acabando com o problema das filas nos transplantes e incompatibilidade entre doador e receptor.

7-  Mundo Virtual

Ambientes de realidade virtual já fazem parte da realidade no tratamento de fobias e transtorno de stress pós-traumático. O uso do mundo virtual para área de saúde é uma realidade que cada vez mais cresce.

Fonte: Portal Saúde Business

Crédito de imagem: Banco de Imagem Pixabay

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×