Benefícios da telerradiologia para hospitais de pequeno porte

 Em Artigo, Gestão, Telerradiologia

Diversos benefícios da telerradiologia influenciam a adoção do serviço para melhoria de processos e também ganhos financeiros aos hospitais pequenos.

A decisão pela modernização e transformação dos processos em hospitais e clínicas de pequeno porte deve em embasada no estudo detalhado da proposta, como reconhecendo os benefícios da telerradiologia, mas também seus desafios e modo de funcionamento.

Esse mapeamento das características da telerradiologia é determinante para que haja um investimento mais acertado e consciente das vantagens do serviço.

Quais os benefícios da telerradiologia em clínicas e hospitais?

A telerradiologia consiste na emissão de laudos de exames de imagem a distância. Os exames são realizados internamente na clínica ou hospital, mas uma empresa parceira é a responsável por laudar.

Dessa forma, há uma integração entre atividades internas e serviços terceirizados que garantem benefícios diversos à administração hospitalar.

Modernização de processos e infraestrutura

A adoção da telerradiologia demanda uma modernização da infraestrutura com a aquisição de equipamentos de radiologia digital abolindo processos de impressão de exames que são custosos, lentos e tem uma qualidade reduzida.

Juntamente com a modernização da infraestrutura, há uma atualização dos processos que, quando baseados em tecnologias digitais, ganham agilidade, eficiência e qualidade.

Eficiência operacional

A eficiência operacional é um dos benefícios da telerradiologia em pequenos hospitais e clínicas, pois o serviço demanda uma reestruturação dos fluxos que otimiza as atividades.

Por exemplo, o exame realizado no hospital é enviado à empresa de telerradiologia sendo laudado por um radiologista disponível no momento. Os exames podem ser devolvidos, em média, em uma hora em caso de urgência ou dentro de 24 horas em demandas rotineiras.

Tal agilidade garante o encaminhamento rápido, inclusive com a disponibilização digital do laudo para acesso do médico solicitante e do paciente.

Controle dos custos

A telerradiologia não influencia diretamente os custos da clínica ou hospital, mas pode contribuir no caso de uma política de contenção de gastos.

Um dos fatores é devido ao custo sob demanda, dessa forma, a instituição só paga por exames laudados, evitando a ociosidade que compromete o controle de custos.

Além disso, caso haja um aumento da demanda, a equipe interna pode atuar em conjunto com os profissionais de telerradiologia, evitando a necessidade de novas contratações urgentes e mais custosas.

Aumento da demanda

Entre os benefícios da telerradiologia destaca-se o aumento da capacidade de atendimento da clínica e hospital. Inicialmente, o serviço pode contribuir para zerar filas de espera.

No entanto, além disso, a agilidade e maior capacidade de atendimento pode ampliar a prestação de serviços, atendendo mais pacientes particulares, por exemplo, o que promove um aumento dos rendimentos.

Diversificação de exames

Na empresa de telerradiologia há radiologistas com diferentes especialidades, o que permite que haja uma diversificação dos exames realizados na clínica ou hospital de menor porte.

Por exemplo, pode-se investir em novos equipamentos como de mamografia ou tomografia computadorizada e contar com profissionais externos para emissão desses laudos.

Tal oportunidade permite que a clínica ou hospital aumente a gama de atendimentos, o que pode se traduzir em novos pacientes e crescimento das receitas.

Profissionais especializados

Na telerradiologia podem ser solicitadas demandas de urgência, rotina ou especializada. Nesse último caso, o exame é analisado por um radiologista com uma qualificação mais especializada, como neurologia, cardiologia ou outras.

Dessa forma, a clínica pode solicitar análises mais especializadas em casos desafiadores, como doenças neurológicas ou tumores cerebrais.

Esse detalhamento do laudo médico e especialização do profissional são essenciais para que haja uma abordagem mais adequada às necessidades do paciente, melhorando o encaminhamento de tratamento (como uma cirurgia) e também o prognóstico.

Gestão de pessoas

Um dos principais benefícios da telerradiologia é facilitar a gestão de pessoas no departamento radiológico. Isso é possível, pois a equipe local pode ter férias e folgas semanais sem que haja o comprometimento do fluxo de atendimento.

Os profissionais da radiologia podem ter descanso no período noturno, finais de semana e feriados, melhorando a qualidade de vida e reduzindo problemas relacionados às escalas e aos plantões.

Esses benefícios somam-se ao fato de que essa melhor gestão dos profissionais do departamento radiológico não compromete o fluxo de exames ou sobrecarrega outros profissionais, sendo vantajosa às equipes e gestores.

Portanto, os benefícios da telerradiologia são variados para clínicas e hospitais de pequeno porte, de forma que os gestores podem avaliar essa incorporação de forma racional e estratégica.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×