Quais os benefícios de contratar a Telelaudo?

 Em Artigo, Telelaudo, Telerradiologia

Telelaudo tem experiência em telerradiologia e permite que benefícios da telemedicina sejam alcançados por instituições de saúde de todo o Brasil

A Telelaudo é uma empresa com 13 anos de experiência em telerradiologia, permitindo que o setor de radiologia de clínicas e hospitais incorporem serviços de telemedicina com facilidade e eficiência.

Atualmente, contar com serviços de telerradiologia pode ser estratégico para instituições de saúde que estão modernizando ou reestruturando seus processos na área de radiologia.

Como funciona a telerradiologia com a Telelaudo?

Com a telerradiologia, o exame radiológico é realizado na própria infraestrutura da instituição de saúde que precisa contar com um equipamento de radiologia digital.

Após a realização do exame, as imagens são enviadas à Telelaudo usando um sistema de telerradiologia seguro e que segue as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Na Telelaudo, o exame é encaminhado para um radiologista disponível de acordo com o tipo de solicitação, como:

  • laudos de rotina: geralmente entregues em até 16 horas, considerando até o limite contratual de 24 horas, sem considerar finais de semana e feriados;
  • laudos de urgência: entregues, em média, em até 60 minutos, mas considerando o prazo por contrato de até 2 horas.

O radiologista responsável faz a emissão do laudo sendo importante o acesso às imagens radiológicas, mas também às informações do paciente, como suspeitas, quadro e histórico, exames e laudos antigos, quando relevante.

Por fim, o exame é enviado pela mesma plataforma de telerradiologia à instituição solicitante, ficando disponível ao médico ou profissional responsável mediante login e senha, o que é importante para a segurança da informação e proteção dos dados do paciente.

Quais são os benefícios da telemedicina que a Telelaudo proporciona?

A Telelaudo, por meio do serviço de telerradiologia, permite que a instituição de saúde obtenha diferentes vantagens operacionais e organizacionais.

Eficiência dos processos

Com a telerradiologia, os processos de emissão de laudo são estruturados de forma transparente e clara, gerando benefícios às instituições de saúde que podem contar com a eficiência do serviço.

A previsibilidade da entrega dos laudos permite que a clínica ou hospital tenha um planejamento mais eficaz e possa proporcionar uma experiência satisfatória ao paciente devido à pontualidade das entregas.

Conheça os serviços de telerradiologia da Telelaudo

Mão de obra qualificada

Um dos principais benefícios da telemedicina é a possibilidade de disponibilizar mão de obra qualificada em locais onde há falta de radiologistas para integrar as equipes.

Além disso, clínicas e hospitais sem demanda para manter radiologistas especializados, como em neurologia, cardiologia e outras, podem contar com um serviço especializado focado nessas necessidades.

Com isso, a Telelaudo reduz a complexidade operacional nos locais nos quais a dificuldade de acesso à mão de obra qualificada é um limitante na operação em saúde.

Estrutura organizacional

Um dos desafios de clínicas e hospitais de diferentes portes consiste na estrutura organizacional para plantões e férias das equipes. Na área de radiologia, podem ocorrer problemas como falta de profissionais, sobrecarga de tarefas e atrasos.

Com a telemedicina esse problema é prevenido, uma vez que a telerradiologia atende demandas 24×7. Dessa forma, as equipes internas podem ser liberadas no período noturno, feriados e finais de semana sem comprometimento das atividades.

Esse benefício influencia a satisfação dos profissionais, pois aumenta seu tempo livre, e reduz gastos com hora extra em horários nos quais a demanda por atendimento é significativamente menor.

Diversidade de exames

Também como vantagem da telerradiologia destaca-se que diferentes exames podem ser laudados usando o serviço da Telelaudo, como:

  • ressonância magnética (RMI);
  • tomografia computadorizada (TC);
  • radiografia (raios-X) geral, contrastada e no padrão OIT (medicina do trabalho);
  • mamografia;
  • densitometria óssea;
  • odontologia.

Com as diversas opções de exames que podem ser laudados por meio da telerradiologia a clínica ou hospital pode, inclusive, ampliar o leque de exames realizados.

Outro benefício é o aumento da capacidade de atendimento uma vez que há mais fluidez no processo de emissão de laudos, reduzindo atrasos e o tempo de espera dos pacientes.

Portanto, a telerradiologia tem potencial para beneficiar a gestão de clínicas e hospitais, melhorar a qualidade de vida do radiologista local e aprimorar a experiência do paciente que usa o serviço radiológico.

A Telelaudo foi pioneira no serviço de telerradiologia no Brasil, tendo sido fundada, em 2009, pelos radiologistas Dr. Flávio Lanes e Dr. Felipe Nirenberg para atender com eficiência e qualidade entidades de saúde de todo o País.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×