Como a Telerradiologia auxilia regiões remotas

 Em Gestão, Telerradiologia

Entenda os benefícios da telerradiologia para regiões remotas e como moradores de todas as partes do país podem aproveitar a comodidade e qualidade de vida que ela proporciona

As consultas médicas à distância, assim como a análise e devolutiva de diagnósticos via on-line tem sido cada vez mais aderidos, principalmente durante e após a pandemia de COVID-19, em que tais modalidades tornaram-se indispensáveis.

Porém, elas possuem tantas vantagens, que o seu crescimento está apenas no começo, especialmente a telerradiologia para regiões remotas, uma das mais promissoras aos pacientes. Para saber como, nos acompanhe!

Telerradiologia para regiões remotas: quais são as vantagens?

É importante compreender de que modo tal ferramenta auxilia a Medicina, e por isso, separamos alguns pontos essenciais.

Acessibilidade

Uma das principais queixas dos moradores de regiões remotas em relação às consultas é o difícil acesso a uma clínica médica para realizar qualquer procedimento, até mesmo uma consulta simples. 

Quando se trata de exames, a situação se agrava, e às vezes, a locomoção e o planejamento da logística são ainda maiores. Afinal, nem toda clínica oferece todos os exames, e por isso, é preciso se locomover mais para fazê-los. 

Mas isso muda com a telerradiologia, e os motivos são:  

  • o paciente vai apenas uma vez ao consultório realizar o exame;
  • não precisa voltar ao local em que o exame foi realizado, para pegar os resultados;
  • e ainda, não se locomove novamente ao consultório para a análise dos exames. 

Comodidade

Diminuir as idas ao médico especialista e/ou à clínica responsável pelo exame resulta na comodidade do paciente. 

Independentemente de onde ele more, isso é um benefício e tanto, mas nesse caso, a vantagem da telerradiologia para regiões remotas é ainda mais conveniente e favorável. 

Agilidade

Uma vez que não é preciso marcar atendimento e esperar a pessoa ir até o local para pegar o exame, e depois, fazer o mesmo processo para a análise dos resultados, o prosseguimento torna-se mais rápido. 

Desse modo, o paciente se beneficia com a comodidade, e não se aflige com tempo de espera, pois referente aos exames, o aguardo causa apreensividade. 

Acesso à mais especialidades

Dito tudo isso, a telerradiologia leva à telemedicina. E nesse caso, se no momento da entrega do resultado da análise de um raio-x nos pés, por exemplo, o médico responsável definir que é preciso o apoio de um ortopedista, ele poderá encaminhar o paciente a um atendimento via telemedicina, facilitando o processo. 

Isso porque, tratando-se de regiões muito remotas, as especialidades médicas ainda têm uma realidade difícil. 

Como funciona a telerradiologia?

O funcionamento da telerradiologia pode ser resumido da seguinte maneira: 

O paciente vai até o consultório e realiza os exames necessários o consultório os encaminha aos encarregados da telerradiologia e eles o analisam remotamente os pareceres sobre o resultados são passados à clínica por último, ela encaminha ao paciente, igualmente à distância por meio de: e-mail, aplicativos, plataformas, entre outros. 

A Importância do diagnóstico por imagem

Os exames de imagem, como radiografia, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética, são fundamentais no processo de diagnóstico, apoiando o trabalho dos profissionais. 

Com eles, é possível detectar onde está o problema, qual é a gravidade e quais partes do corpo estão sendo afetadas. Portanto, além de facilitar a avaliação, auxilia na determinação do tratamento adequado. 

Por fim, a telerradiologia em regiões remotas oferece todos os benefícios citados aqui, e somados à importância dos exames por imagem, consiste em uma prática da medicina com condições favoráveis e acessíveis à toda população, sem exclusão.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×