Prepare sua clínica para demandas de feriados e férias

 Em Gestão

Telerradiologia pode auxiliar gestão de clínicas nas férias de verão com a manutenção da operação dos serviços de radiologia

A demanda de férias em clínicas preocupa gestores que precisam organizar questões logísticas, de recursos humanos, de atendimento e outras para o fluxo de processos continue eficaz nesse período.

Pensando nos desafios gerenciais dessa época, apresentamos a seguir como é possível atender a demanda com qualidade.

Quais os desafios da gestão de clínicas em feriados e férias?

O final e o início do ano é, tradicionalmente, um período de feriados e férias, visto que muitos profissionais solicitam que o descanso anual ocorra entre os meses de dezembro e fevereiro.

Para complementar, são diversos dias de pausa devido ao Natal, Ano Novo e Carnaval, feriados que costumam durar alguns dias, o que exige uma ação específica para atender a demanda de férias em clínicas.

Somado a esses fatores, o final e início de anos são épocas nas quais os gestores estão lidando com o fechamento fiscal e financeiro de um ano e planejando o funcionamento do próximo.

Nesse cenário, não são incomuns as clínicas que não conseguem desenvolver ações a tempo para atender a demanda de final de ano, quando ocorre uma baixa no número de colaboradores disponíveis.

Por essa razão, os gestores precisam encontrar soluções fáceis, ágeis e econômicas para atender a demanda de férias em clínicas garantindo a efetividade dos processos sem precisar se planejar com meses de antecedência.

Como atender a demanda de férias em clínicas?

Apesar de poder consistir em um problema crítico quando não avaliado previamente pelos gestores, existem ações acessíveis para garantir a operação da clínica no período de festas e feriados.

A telerradiologia, por exemplo, garante o funcionamento do setor de radiologia mesmo com menos médicos radiologistas disponíveis localmente durante essa época. A solução consiste na emissão dos laudos radiológicos a distância.

O exame radiológico é realizado normalmente na clínica por um técnico em radiologia. Com a radiologia digital esse exame é gerado em computador e pode ser compartilhado com o serviço de telerradiologia.

Um serviço de telerradiologia profissional funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e do ano, incluindo feriados. Sendo assim, sempre há profissionais especializados para realizar a interpretação e emitir o laudo médico com base nas informações do exame e dados clínicos enviados.

Dessa forma, a clínica não precisa interromper a operação do setor de radiologia ou atrasar a entrega dos laudos quando a equipe estiver de férias ou no feriado.

Essa solução é vantajosa para pacientes, que têm o atendimento normalizado e para a clínica, que opera sem restrições.

No caso do radiologista local que tirou suas férias, poderá retornar ao trabalho sem que haja uma sobrecarga devido ao trabalho acumulado do período.

Funcionamento de clínica médica em feriados

Quais os benefícios da telerradiologia?

A telerradiologia garante que a demanda de férias em clínicas seja atendida normalmente, sem atrasos ou queda da qualidade dos serviços médicos fornecidos. Conheça as vantagens dessa solução.

Diversidade de laudos

A telerradiologia é uma área que contempla os laudos de diversos exames radiológicos de menor ou maior complexidade, como:

  • radiologia geral, inclusive OIT;
  • tomografia;
  • ressonância magnética;
  • mamografia;
  • densitometria óssea.

Dessa forma, nenhum dos núcleos do setor de radiologia terá que ser parado por falta de equipe qualificada para interpretar e emitir os laudos médicos.

Agilidade

Uma das principais vantagens da telerradiologia é a agilidade com a qual ela opera. Dependendo do serviço contratado o laudo pode ser devolvido em média em até 60 minutos em casos emergenciais e em média em até 24 horas em casos de rotina.

Esse tempo reduzido para entrega dos laudos garante a operação normal mesmo no Pronto Socorro, no qual a agilidade da entrega do laudo é fundamental.

Racionalização de custos

Com a contratação de um serviço de telerradiologia para atender a demanda de férias em clínicas é possível racionalizar os custos da área de radiologia.

O pagamento é realizado por exame laudado, o que garante que os custos estejam diretamente atrelados à demanda, oferecendo segurança financeira à solução.

Portanto, a telerradiologia apresenta-se como uma solução eficaz, econômica e prática para atender a demanda de férias em clínicas. Entre em contato e saiba mais aqui!

 

Referências:

Férias e feriados de radiologistas

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×