Estudo de Caso CIBAM

 Em Estudo de caso

Barra Mansa é uma cidade no interior do estado do Rio de Janeiro e tem atendimentos médicos como qualquer cidade de nosso país. Contudo, a distância dos grandes centros sempre acarretou um duplo problema: a falta de radiologistas para atender a demanda por laudos e, em consequência, a limitação para expandir a oferta de exames mais avançados. Esta era a situação do Centro de Imagem Barra Mansa (CIBAM) em 2009.

Os radiologistas da equipe local do CIBAM dispunham de dois aparelhos de raios-x, um ultrassom e um tomógrafo para trabalhar. Juntos, estes equipamentos realizavam 1.000 exames por mês. Some a isso uma rotina muito desgastante para a cobertura dos sobreavisos, que impactava até mesmo na reciclagem dos profissionais, uma vez que a clínica dependia da presença física da equipe. Isso sem falar no tempo de elaboração dos laudos, que, no caso das urgências, podia chegar até seis horas.

Era preciso mudar. E esse movimento só se iniciou quando Dr. Antonio Clementino, Diretor do CIBAM, buscou conhecer melhor os avanços da telerradiologia, através da Telelaudo. As vantagens e possibilidades ficariam logo evidentes: “Vimos que surgia uma oportunidade para crescer na qualidade e variedade dos exames oferecidos.”, diz Dr. Clementino.

Telerradiologia aumentou confiança dos pacientes e médicos solicitantes na região

Ao contar com a rapidez e qualidade de laudos dos profissionais da Telelaudo, o CIBAM mudou a maneira de atender. Com isso, ganhou confiança de sua comunidade, de sua equipe interna e evoluiu bastante.

Com a Telelaudo, o CIBAM passou a enviar exames diretamente de seus equipamentos de radiologia digital para uma equipe de radiologistas especialistas e receber os laudos com qualidade e em tempo curto.

Posso dizer que para nós que estamos na linha de frente no atendimento de um serviço de emergência ter uma grande equipe de radiologistas oferecendo suporte se tornou fundamental. Poder contar com laudos prontos em pouco tempo e discutir os casos mais complexos com estes profissionais representa um diferencial no atendimento aos pacientes.
Dr. José Laurindo – Cirurgião-geral da Casa de Saúde Santa Maria

Desde 2010, o crescimento constante levou à incrível marca de 6 mil exames por mês.

graficocibam

O CIBAM hoje

O cenário hoje é outro. Mais pacientes foram atraídos pela oferta de novos tipos de exames, como a Ressonância Magnética, comprada após processo de implantação da telerradiologia e pela certeza de um atendimento de qualidade. Além disso, a eficiência adquirida no atendimento foi importante para o credenciamento no convênio do Bradesco, conhecido por seu alto nível de exigência.

Neste novo cenário que a Telelaudo ajudou a construir, os planos do CIBAM são animadores. Eles incluem a atualização do equipamento de Tomografia, a aquisição de uma nova Ressonância Magnética e o estudo de viabilidade para implantação de um PET-TC.

A telerradiologia tem dado provas que pode ser uma forma renovadora de atender melhor a pacientes de hospitais e clínicas em regiões afastadas dos grandes centros. Se você ficou interessado em como ampliar o seu serviço de radiologia, ou se você se identificou com os desafios vividos pelo CIBAM, converse conosco.

 

CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD DO ESTUDO DE CASO DO CIBAM

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×