Imagens de ressonância mostram benefícios de dormir de lado

 Em Curiosidades

De acordo com estudo publicado no site da revista Época Negócios, dormir de lado permite ao cérebro eliminar substâncias que podem contribuir para processos degenerativos provenientes da idade, como Alzheimer e Parkinson.

Pesquisadores americanos descobriram que dormir de lado é a melhor maneira para eliminar resíduos do cérebro, ao analisar uma série de imagens de ressonância magnética em um movimento do “sistema glinfático”.

As pesquisas foram realizadas por Helene Benveniste, principal pesquisadora e professora de Anestesiologia e Radiologia da Stony Brook, e seus colegas que estudaram por meio do método ‘RMI de contraste dinâmico’ os cérebros de uma série de roedores de laboratório, anestesiados e colocados em três posições diferentes: lateral, prona (de bruços), e supina (de barriga para cima).

O método permitiu identificar e definir a estrutura do sistema glinfático. De acordo com a pesquisadora, os efeitos benéficos de dormir de lado poderiam ser causados pelo líquido cefalorraquidiano, que muda o seu percurso dependendo da posição adotada pelo corpo.

Leia reportagem completa

Fonte: Portal Revista Época Negócios

Crédito de imagem: FOTO: STONY BROOK UNIVERSITY

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×