Diversifique as modalidades de exames oferecidos com a telerradiologia

 Em Telerradiologia

Ampliação dos exames radiológicos é possível com a telerradiologia

As clínicas e os hospitais que oferecem exames radiológicos podem ser beneficiados com a adoção da telerradiologia, que garante uma série de benefícios à operação.

Por meio da telerradiologia, exames realizados internamente podem ser laudados por uma equipe especializada externa, de forma que parte da demanda é encaminhada para o serviço de laudos a distância.

Conheça como diversificar as modalidades de exames radiológicos a partir dessa solução.

Quais exames radiológicos podem ser laudados com a telerradiologia?

Com a adoção da telerradiologia, as clínicas e hospitais têm maior flexibilidade para aumentar a demanda e diversidade de exames de radiologia sem comprometer a qualidade e o prazo de entrega dos laudos.

São várias as modalidades de exames radiológicos que podem ser atendidos por meio da telerradiologia. Conheça as principais a seguir:

  • tomografia computadorizada: a tomografia computadorizada (TC) é usada para investigações diversas como traumas, aneurismas, infecções, tumores, lesões musculares entre outras condições;
  • ressonância magnética: o exame de ressonância magnética está entre as opções mais modernas devido aos ricos detalhes que permite visualizar. Entre os diagnósticos possíveis incluem-se os neurológicos, oncológicos, de esclerose múltipla, problemas cardíacos, ortopédicos, cervicais e abdominais;
  • mamografia: o exame de mamografia deve ser realizado anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos, sendo a principal recomendação preventiva para diagnóstico do câncer de mama, de forma que a demanda por esse exame é crescente;
  • densitometria óssea: com o envelhecimento da população, o exame de densitometria óssea torna-se mais necessário por viabilizar o diagnóstico precoce e mais confiável de casos de osteopenia e osteoporose;
  • raios-x: esses exames estão entre os mais comuns da radiologia pela flexibilidade do uso. São indicados para fraturas, lesões, infecções, tumores, problemas nas articulações e doenças cardiovasculares e pulmonares;
  • laudos para odontologia: ainda que seja pouco realizado por clínicas e hospitais, os exames radiológicos de odontologia são uma opção para diversificar o leque de exames disponíveis, pois não são de caráter emergencial e têm uma demanda contínua.

Portanto, são diferentes exames radiológicos que podem ser laudados via  a telerradiologia, de forma que gestores de clínicas e hospitais podem avaliar a viabilidade e retorno financeiro possível com a expansão das modalidades utilizando esse serviço.

A diversificação dos exames de radiologia garante tanto o atendimento mais completo aos pacientes da clínica ou hospital como também a possibilidade de atender pacientes particulares para elevar o faturamento.

Quais os benefícios da telerradiologia para clínicas e hospitais?

A adoção da telerradiologia, seja para diversificar as modalidades de exames radiológicos fornecidos, como para atender uma demanda adicional, apresenta vantagens operacionais e logísticas às clínicas e hospitais.

Realização de exames radiológicos

Gestão da equipe

Um dos desafios da gestão do setor de radiologia é contar com uma equipe em finais de semana e feriados, sendo necessária a realização de plantões.

Com a telerradiologia, essa logística é facilitada, pois quando a equipe interna estiver com menos pessoal disponível é possível aumentar o número de exames atendidos por meio da telerradiologia.

Portanto, a solução garante uma melhor gestão da equipe, pois com profissionais externos para atender essas demandas o quadro interno não fica sobrecarregado.

Atendimento a demanda

Um dos principais desafios de clínicas e hospitais é atender picos de demanda inesperados que sobrecarregam as equipes internas e eleva o tempo de permanência dos pacientes no local e o prazo de entrega dos laudos.

Com a telerradiologia, quando houver uma demanda aumentada será possível manter o atendimento normalizado, pois os exames podem ser encaminhados à parceira.

Além disso, a própria clínica ou hospital pode planejar um aumento dos atendimentos visando ampliar o faturamento da área de radiologia e contar com a telerradiologia para organizar esse fluxo adicional de exames.

Qualidade dos laudos

Na telerradiologia os profissionais responsáveis pela emissão dos laudos médicos são especializados, de forma que não há oscilações na qualidade dos laudos emitidos ao contratar esse tipo de serviço mesmo com a diminuição do tempo de entrega dos laudos.

A manutenção dos padrões de qualidade é uma preocupação das clínicas e hospitais, pois os cuidados com a saúde do paciente vêm em primeiro lugar.

Portanto, a garantia de qualidade dos laudos é um aspecto essencial ao considerar a telerradiologia como um complemento ao setor de radiologia interno.

Segurança dos processos

O zelo pela segurança dos dados dos pacientes é outra preocupação de gestores de clínicas e hospitais que avaliam a terceirização dos serviços de imagem.

A telerradiologia, no entanto, é operada por uma infraestrutura de elevada segurança, sendo que o sistema é integrado com o utilizado pelo cliente, garantindo que a transferência de imagens e laudos ocorra por um canal privado e seguro.

Além disso, não é utilizado e-mail, nem qualquer outro sistema de transferência de arquivos, nos serviços profissionais de telerradiologia, o que poderia gerar vulnerabilidades à segurança dos dados do paciente.

Verifica-se, portanto, que a telerradiologia é uma aliada de clínicas e hospitais para diversificar as modalidades de exames radiológicos com garantias de segurança, qualidade e agilidade nos processos.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×