O que fazer com as radiografias antigas?

 Em Radiologia

Embora esteja disponível no mercado há muito tempo, a tecnologia digital ainda não é realidade para milhares de serviços de Radiologia.

Para os pacientes, é comum guardar as radiografias por muito tempo para acompanhar a evolução do quadro de saúde ou apenas por não saber ao certo como descartá-las. Por isso, existe um grande volume desses materiais por aí – em casa, clínicas e hospitais. Mas, o que fazer quando a pessoa decide jogar os exames de raios-X fora?

As radiografias impressas e agentes químicos usados no processo de revelação possuem metais pesados em sua composição e não podem ser descartados em lixo comum, pois podem causar contaminação humana e do meio ambiente. Também é importante evitar a exposição das chapas ao sol, pois o calor pode ajudar na formação de gases que são prejudiciais à saúde. Na hora de realizar o descarte das radiografias antigas o ideal é procurar um local de coleta especializada.

Se você puder escolher, opte por laudos realizados por meio do sistema digital. Eles são mais práticos, seguros e podem ser acessados a distância 24 horas por dia.

Saiba mais sobre o processo de reciclagem das radiografias antigas:

TV Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=1CZVO-7jQsk

Fonte: CONTER – Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia e TV Cultura

Crédito de imagem: CONTER – Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia

Sua clínica ou hospital precisa de telerradiologia? Entre em contato com a Telelaudo e faça um orçamento.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×