Pequenas doses de radiação podem prevenir câncer, diz pesquisa

 Em Radiologia

De acordo com artigo publicado recentemente pelo periódico Technology in Cancer Research & Treatment, pequenas doses de radiação pelas quais os pacientes são submetidos em exames como raios-X e tomografias computadorizadas podem não ter efeito nocivo no aumento dos casos de câncer.

Na verdade, essa exposição poderia até ter efeito contrário, fortalecendo os mecanismos do organismo e diminuindo o risco de câncer. Segundo o médico nuclear, Celso Darío Ramos, o estudo realizado em conjunto por físicos e médicos norte-americanos apresenta uma nova perspectiva sobre os efeitos colaterais das pequenas doses de radiação no organismo humano.

Mecanismo de defesa

O especialista esclarece que o processo natural de reprodução celular do organismo é responsável por milhares de mutações no DNA todos os dias. Por conta disso, existem mecanismos de reparo dessas estruturas, impedindo que essas alterações provoquem neoplasias.

De acordo com os estudos apresentados no artigo, as pequenas doses de radiação utilizadas nos exames ajudariam a prevenir alguns tipos de câncer exatamente por ’exercitar’ esse mecanismo de reparo com quantidades seguras de mutação.

Leia reportagem completa

Fonte: Saúde Business

Crédito de imagem: Saúde Business

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×