Como funciona a radiologia a distância?

 Em Radiologia

Serviço de radiologia a distância melhora fluxo de trabalho em clínicas e hospitais, beneficiando médicos e pacientes

A radiologia a distância, também chamada de telerradiologia, é um serviço autorizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que tem sido cada vez mais usado para manter o fluxo operacional das áreas de radiologia de clínicas e hospitais.

Muitos gestores veem na radiologia a distância uma oportunidade para ampliar a demanda dos exames de imagem sem comprometer prazos. Além disso, o serviço apresenta vantagens que se refletem na gestão e eficiência da área.

A seguir entenda melhor como funciona a radiologia a distância e também quais os benefícios dela.

Como funciona a radiologia a distância?

A telerradiologia consiste na terceirização, para um serviço parceiro, de parte do processo de realização do exame de imagem.

O exame continua sendo realizado nas dependências do hospital ou clínica, no entanto, a emissão do laudo a distância é realizada pelo serviço de radiologia a distância que pode estar alocado em outras regiões do País.

A fase inicial da realização do exame é idêntica. O médico deve fazer a solicitação para o paciente e encaminhá-lo ao Serviço de Radiologia. No dia agendado, o paciente passa por uma triagem com a enfermagem ou técnico em radiologia e o exame é feito.

Para viabilizar a radiologia a distância é necessário utilizar equipamentos de radiologia digital que apresentam vantagens como menor exposição à radiação, maior qualidade da imagem e redução dos custos, devido não precisar de insumos adicionais, como chapas.

A imagem capturada no exame radiológico é automaticamente digitalizada e fica disponível no computador conectado ao equipamento.

Nesse momento, a imagem digital pode ser encaminhada à equipe interna de radiologia ou para o serviço de telerradiologia.

Caso se faça uso da radiologia a distância, o técnico de radiologia utiliza uma plataforma específica e segura para enviar as imagens radiológicas juntamente com as informações essenciais do paciente.

Com a conexão à internet, esses dados são recebidos na outra ponta por um radiologista. No processo, as imagens são distribuídas entre os profissionais disponíveis conforme a especialidade, como neurologia, cardiologia etc.

O especialista faz a análise da imagem radiológica e emite o laudo.

Posteriormente, o laudo é reenviado ao hospital ou clínica também por meio da plataforma de telerradiologia.

A transferência de dados, seja exames, laudos ou informações adicionais de pacientes, nunca pode ser feita fora da plataforma certificada, razão pela qual o uso de e-mails, por exemplo, é proibido para esse fim.

A clínica ou hospital recebe então o laudo que pode ser impresso e entregue ao paciente em papel ou ficar disponível em canais digitais da clínica ou hospital.

O processo entre envio do exame e recebimento do laudo ocorre, em média, em 60 minutos em casos emergenciais, o que faz da telerradiologia um serviço ágil e que contribui para o fluxo operacional do setor de radiologia.

A radiologia a distância pode trazer grandes benefícios a sua clínica ou hospital

Quais os benefícios da radiologia a distância?

A radiologia a distância apresenta uma série de benefícios às clínicas e hospitais, médicos do departamento de radiologia e pacientes.

Conhecer as vantagens desse serviço auxilia gestores a definirem se ele atende demandas e problemas existentes no setor radiológico. Entre elas destacam-se:

  • estruturação de processos: para que a telerradiologia seja bem sucedida, devem ser definidos processos ágeis, transparentes e objetivos, o que contribui na melhor estruturação do fluxo de processos da área de radiologia;
  • modernização da radiologia: por ser uma solução que depende de uma infraestrutura moderna, a radiologia a distância incentiva e promove a modernização de equipamentos e ferramentas;
  • melhor gestão de pessoas: com uma equipe externa à disposição, os gestores podem organizar melhor a escala de plantões, folgas e férias sem comprometer a operação ou sobrecarregar outros médicos;
  • qualidade dos laudos: os médicos que prestam serviço na telerradiologia são especialistas, o que garante a manutenção de um elevado padrão de qualidade na emissão dos laudos;
  • aumento da demanda: com a telerradiologia, os gestores podem investir em ações para aumentar a demanda dos exames de imagem sem comprometer o fluxo do atendimento, pois o adicional de exames pode ser encaminhado à equipe do serviço contratado.

Entender como funciona a radiologia a distância e quais os benefícios desse serviço é fundamental para que gestores de clínicas e hospitais possam avaliar se esse investimento é compatível com os objetivos do negócio e se resolve as fragilidades identificadas nos processos da radiologia.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×