Como os serviços de telerradiologia contribuem para a produtividade de clínicas e hospitais?

 Em Telerradiologia

Unir atuação da equipe interna com uma equipe externa melhora a produtividade e garante satisfação dos colaboradores

A atuação conjunta da equipe interna de radiologistas da clínica ou hospital com um serviço profissional de telerradiologia pode contribuir para o aumento da produtividade e satisfação da equipe.

É fundamental que os gestores do hospital avaliem os desafios associados à produtividade do setor de radiologia e ponderem como a telerradiologia pode contribuir na solução de alguns deles.

Quais os principais desafios à produtividade da radiologia em clínicas e hospitais?

Antes de considerar qualquer investimento ou inovação, diretores e gestores devem mapear os desafios relacionados à produtividade de forma a entender quais os problemas existentes e quais soluções podem contribuir para superá-los.

Também se deve investigar oportunidades de aprimoramento dos serviços prestados, como quando não há problemas sérios de desempenho, mas verifica-se que investimentos acertados viabilizam ampliar a demanda atendida, por exemplo.

Superar gargalos operacionais

Em setores como a saúde, os gargalos operacionais atrasam a execução das tarefas, como solicitar duas vezes dados do paciente, não fazer uma triagem adequada e precisar refazer exames, ter um intervalo elevado entre recepção e o atendimento, etc.

Para a superação desses problemas no setor de radiologia, é importante mapear quais etapas do processo não estão sendo eficazes e buscar soluções, como a padronização dos procedimentos, treinamento e outras.

Qualificar a equipe

Uma equipe qualificada e apta para atender os pacientes e lidar com os recursos disponíveis é essencial para diminuir o tempo de execução das tarefas.

Destaca-se que o aprimoramento da qualificação da equipe é uma tarefa contínua, pois novas tecnologias e práticas serão incorporadas.

Fazer uma gestão de RH satisfatória

No setor da saúde, um aspecto crítico nos diferentes departamentos é a gestão de recursos humanos visando ter uma escala satisfatória aos profissionais para que eles tenham folgas e férias sem sobrecarregar os demais membros da equipe.

Nesse sentido, a radiologia tem, nos serviços de telerradiologia, importantes aliados, visto que a equipe externa pode absorver parte da demanda e garantir que a equipe interna possa gozar dos finais de semana e férias regulares, por exemplo.

Modernizar processos

Manter processos obsoletos também resulta na redução da produtividade das equipes de radiologia de clínicas e hospitais, pois novas tecnologias e soluções devem ser incorporadas para otimizar as tarefas.

Com a modernização de processos é possível reduzir o tempo de execução das tarefas, seja pela digitalização de etapas como pela automação de outras.

Um exemplo é o envio de resultados de exames para canais online.

Administrar o crescimento da demanda

Um dilema para muitos gestores de clínicas e hospitais é incentivar um crescimento da demanda devido à capacidade de atendimento da equipe de radiologia.

Para que a qualidade do atendimento e o tempo para emissão dos laudos não sejam comprometidos é importante que o aumento da demanda seja condizente com as possibilidades do setor.

A capacidade de atendimento pode ser elevada com investimentos que aumentem a produtividade da equipe sem sobrecarregá-la.

Como a telerradiologia auxilia nessas questões?

Os serviços de telerradiologia podem laudar parte da demanda da emissão de laudos de exames de imagem.

Dessa forma, é possível conciliar quais solicitações serão atendidas internamente na clínica ou hospital e quais serão encaminhadas à telerradiologia.

Em situações atípicas, como finais de semana, férias ou elevação inesperada da demanda, o fluxo externo pode ser ampliado, de forma que a equipe interna não fique sobrecarregada.

A telerradiologia também auxilia na superação de gargalos e na modernização dos processos, pois implica a definição de um fluxo de trabalho padronizado e pré-estabelecido que seja benéfico à clínica ou hospital.

Com isso, o ritmo de atendimento dos pacientes e o tempo para emissão dos laudos não sofrem oscilações que comprometam a eficiência, qualidade e regularidade do serviço prestado.

Destaca-se, ainda, que são necessários equipamentos digitais de radiologia, o que é um investimento que está diretamente associado a maior produtividade das equipes, qualidade dos exames e menor exposição de pacientes à radiação.

Portanto, atuar em conjunto com serviços de telerradiologia apresenta uma série de vantagens que impacta diretamente na produtividade das equipes de radiologia de clínicas e hospitais, entregando bons resultados à gestão, pacientes e colaboradores.

VAMOS CONVERSAR?

×