Importância de um software médico de gestão financeira para clínicas

 Em Gestão

Um software de gestão financeira para clínicas traz mais previsibilidade, praticidade e segurança em relação à saúde financeira da clínica

Inovações tecnológicas e de processos como a Telerradiologia, Inteligência Artificial e impressoras 3D se tornam cada vez mais essenciais para a área da saúde.

Se você também quer garantir o sucesso da sua clínica e ter mais vantagens no dia a dia, continue a leitura e descubra como um sistema financeiro pode ajudar.

Por que ter um software médico de gestão financeira para clínicas?

Apesar da gestão financeira ser uma parte essencial da administração de uma clínica, muitos médicos empreendedores deixam essa área de lado devido a correria do dia a dia.

Muitos não sabem responder questionamentos como:

  • Qual é o convênio mais rentável para meu negócio?
  • Qual procedimento traz mais lucro?
  • Qual o meu lucro líquido mensal? Quanto gasto com despesas?
  • Qual perfil de paciente agenda mais consultas?

Saber responder todas essas questões é fundamental para garantir a saúde financeira da clínica.

Afinal, é a partir desses dados que você vai entender qual é o melhor investimento para sua clínica e como evitar crises financeiras sem diminuir a qualidade do seu atendimento.

Para ter uma gestão financeira de excelência, além de buscar ter um conhecimento básico sobre o assunto, também é necessário contar com um software médico.

Como um software médico oferece funcionalidades automatizadas como geração de relatórios, gráficos, repasse médico e fluxo de caixa, você alcança um bom controle financeiro sem perder tempo no dia.

Dê uma olhada nos 5 principais benefícios que você pode alcançar.

1. Centralize seus dados financeiros em um único lugar

A maior parte dos profissionais da saúde e administradores de clínicas realizam o controle das finanças por meio de planilhas e arquivos em papel.

Ou seja, um tempo excessivo do dia é gasto apenas juntando essas informações.

Com um sistema para clínicas, todas as informações ficam organizadas em um único lugar graças ao armazenamento na nuvem.

O armazenamento na nuvem permite que dados sejam incluídos no software de qualquer local e a qualquer hora, você só precisa de um dispositivo eletrônico conectado à internet.

Essa integração de dados traz relatórios e análises mais completas, além de mais praticidade na rotina, já que você pode acompanhar suas finanças mesmo fora da clínica.

2. Tenha um fluxo de caixa automatizado

Há diversas movimentações financeiras que acontecem todos os dias em sua clínica, como entrada de pagamentos de pacientes e despesas, como conta de luz, salários de funcionários e compra de materiais.

Sem um bom controle, é impossível saber tudo que entrou e saiu do seu caixa. Não ter essa informação pode resultar em falência, porque você não conhece a saúde financeira atual da clínica.

Com um sistema médico voltado para gestão financeira, você conta com um fluxo de caixa que é gerado automaticamente a partir dos registros das suas movimentações financeiras.

Com essa funcionalidade você conseguirá:

  • Prever rendimentos e despesas futuras;
  • Planejar seus próximos investimentos;
  • Saber se o seu capital de giro será suficiente para o ano;
  • Deixar seu caixa sempre no azul.

3. Aumente os resultados das suas principais fontes de renda

Dicas para investir no software médico

Já vimos que um software de gestão financeira para clínicas de qualidade conta com relatórios e gráficos automáticos sobre suas finanças.

Eles são capazes de mostrar quais atividades são mais rentáveis para o negócio em poucos cliques. Isso significa que você pode criar estratégias focadas em aumento de lucro.

Vamos supor que, ao analisar um relatório sobre relação entre lucro e procedimento, você percebeu que o procedimento mais rentável é feito por pacientes de 30 a 40 anos.

Assim, ao segmentar o público do seu marketing médico, ao invés de abordar todas as faixas etárias, é possível focar nos pacientes de 30 a 40 anos que trazem mais lucro para a clínica.

4. Facilite sua Telemedicina

Os atendimentos a distância se tornaram cada vez mais comuns na saúde. A pandemia de COVID-19 mostrou todas as vantagens dessa modalidade de serviço médico.

Agora, os pacientes sabem que podem receber orientações no conforto de suas casas, e muitos preferem realizar consultas online quando não há a necessidade de um exame físico.

Entretanto, uma dificuldade enfrentada pelos profissionais de saúde é a gestão financeira no teleatendimento.

Os pagamentos, por exemplo, se tornam um verdadeiro obstáculo. O PIX já é usado por muitas pessoas, mas nem todos os pacientes são adeptos dessa inovação.

Com um software médico, é possível diversificar seus meios de pagamento e contar com o pagamento online.

O pagamento online através de um software para clínicas é feito em sites profissionais, criados para médicos e pacientes, e que contam com medidas de segurança como criptografia e sistema anti-fraude.

5. Evite a falência do seu empreendimento

Alguns profissionais pensam que tudo que precisam fazer é atender pacientes, mas esse equívoco pode causar no fechamento definitivo do negócio.

Apesar da vocação dos médicos ser cuidar de pacientes, para atendê-los, a saúde financeira da sua clínica também precisa estar boa.

Felizmente, com um sistema médico com controle financeiro, você pode focar nos pacientes e, ao mesmo tempo, ter uma gestão excelente das suas finanças.

Registrar todas as suas movimentações financeiras em um único local também auxilia o trabalho do seu contador, que precisa ter todas essas informações organizadas para realizar seu trabalho.

O ideal é buscar por um software médico que atenda suas necessidades e esteja em constante atualização, assim, você sabe que sempre contará com o melhor da tecnologia.

VAMOS CONVERSAR?

[getparam utm_campaign]


×