Telerradiologia para clínicas: soluções para o seu negócio

 Em Telerradiologia

Crescimento dos serviços de telerradiologia deve-se a amplos benefícios para instituições e pacientes

A telerradiologia para clínicas é cada vez mais utilizada por empresas desse segmento devido aos amplos benefícios que apresenta, facilitando a gestão da área de radiologia e proporcionando um atendimento de alta qualidade.

Apesar do crescimento desse serviço no Brasil, muitos gestores de clínicas e hospitais ainda desconhecem como funciona a telerradiologia e buscam mais informações quando veem na solução uma possibilidade para redução da complexidade operacional.

Pensando nisso, apresentamos a seguir o que é a solução, como funciona e os benefícios da telerradiologia para clínicas.

O que é a telerradiologia?

A telerradiologia é uma solução que utiliza as tecnologias de informação e comunicação (TICs) para superar desafios territoriais quando o assunto é a emissão de laudos radiológicos.

A definição do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre telerradiologia está disposta na Resolução 2.107/2014 que explica:

“O exercício da Medicina, onde o fator crítico é a distância, utilizando as tecnologias de informação e de comunicação para o envio de dados e imagens radiológicas com o propósito de emissão de relatório, como suporte às atividades desenvolvidas localmente.”

Portanto, a telemedicina radiológica é usada para compartilhar informações nessa área e viabilizar a emissão de laudos médicos a distância.

Para que esse laudo tenha maior qualidade é necessário compartilhar informações como o registro de exames, no entanto, essa transferência de dados é realizada a partir de diretrizes padronizadas do CFM para garantir qualidade das imagens, resultados confiáveis, sigilo e diagnóstico correto.

Existem diversos exames que podem ser laudados a distância usando serviços de telerradiologia para clínicas, como:

  • radiologia geral;
  • tomografia computadorizada;
  • ressonância magnética;
  • mamografia;
  • densitometria óssea;
  • laudos para odontologia.

Assim, os laudos de radiologia a distância tornaram-se uma solução mais utilizada devido os benefícios que proporciona e as regras legais que direcionam essa área.

Técnico de telerradiologia

Como funciona a solução?

Por se tratar de uma solução moderna, o funcionamento da telerradiologia para clínicas ainda não é claro para muitos profissionais. A seguir explicamos como essa prática é desenvolvida nas instituições de saúde.

O paciente faz o exame radiológico na própria clínica ou hospital que deve contar com um equipamento digital para obtenção das imagens. O técnico de radiologia, com apoio de um médico radiologista no local executa o exame normalmente, sem comprometer a experiência e conforto do paciente.

As imagens capturadas pelo equipamento digital ficam disponíveis no computador associado. Nesse computador, a clínica deve ter instalado e configurado o programa de telemedicina que permite o compartilhamento seguro dos dados.

O técnico, usando esse programa, compartilha as imagens, relatórios e demais informações relevantes do paciente com a empresa de telerradiologia.

Nesse segundo local, um radiologista especializado acessa as imagens e faz a análise dos dados, emitindo o laudo médico.

Por fim, o radiologista assina digitalmente o laudo e o disponibiliza na plataforma de telerradiologia, onde ele pode ser acessado pelos médicos solicitantes na clínica.

Portanto, o uso da telerradiologia não compromete a experiência do paciente ou altera a forma como o exame radiológico é realizado. A única mudança é na etapa de interpretação dos resultados e emissão do laudo.

Quais os benefícios da telerradiologia para clínicas?

A expansão da telerradiologia para clínicas ocorre por se tratar de uma solução moderna, prática e organizada e que melhora a gestão da área de radiologia. Os benefícios incluem:

  • pagamento por uso: a clínica ou hospital contratante só paga pelos laudos solicitados, o que viabiliza a expansão dos exames realizados;
  • especialização dos profissionais: os radiologistas contratados pela empresa de telerradiologia são especialistas, o que garante qualidade e experiência na interpretação e emissão dos laudos médicos;
  • agilidade na entrega: a empresa de telerradiologia pode adequar-se às necessidades da clínica, emitindo exames de emergência, entregues, em média, dentro de 30 minutos  e os rotineiros, que podem ser devolvidos em até 24 horas;
  • escalabilidade da demanda: por se tratar de um serviço terceirizado para emissão de laudos, a clínica ou hospital pode ter um aumento da demanda sem alterar a complexidade do serviço. Com isso é possível organizar e aumentar a capacidade de atendimento da área de radiologia;
  • segurança das informações: as regras e padrões definidos pelo CFM garantem mais segurança na transmissão das informações, de forma que além da manutenção do sigilo médico, o sistema tem uma estrutura para evitar vazamento de dados;
  • acesso aos serviços médicos: o principal objetivo da telerradiologia e benefício dessa solução é que ela amplia o acesso aos serviços médicos de qualidade, considerando principalmente regiões mais afastadas e com menor infraestrutura em saúde, como áreas rurais, isoladas geograficamente e outras.

Portanto, a telerradiologia para clínicas é uma solução moderna e que pode melhorar a gestão e operação dos serviços da área de radiologia considerando, principalmente, a expansão territorial e as diferenças de acesso à saúde nas diferentes regiões do país.

 

Referências:

https://www.telelaudo.com.br/institucional/entenda-a-telerradiologia/

https://onrad.com.br/blog/2018/08/10/5-vantagens-da-telerradiologia/

https://blog.medcloud.com.br/r/beneficios-da-telerradiologia/

https://telemedicinamorsch.com.br/blog/telerradiologia-beneficios

https://diagrad.com.br/faq/quais-sao-os-beneficios-da-telerradiologia/

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×