Entenda como a distância entre a tecnologia e o setor saúde impacta em sua clínica

 Em Telemedicina

Tecnologia na área da saúde proporciona benefícios para pacientes, profissionais e clínicas

Ainda que a inserção da tecnologia na área da saúde já seja uma realidade, pesquisas indicam que no Brasil os investimentos ainda são insuficientes.

O investimento tecnológico na saúde permite que a clínica ganhe em desempenho, qualidade do atendimento prestado e faturamento.

Um aspecto relevante é que investir em inovação não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre mudanças em processos e cultura interna que melhore no cuidado com a saúde dos pacientes.

Quais as transformações da tecnologia na área da saúde?

A expansão da tecnologia na área da saúde alterou processos relacionados a recepção, consulta, diagnóstico e tratamento de pacientes.

Entender como essas tecnologias estão impactando o ecossistema da saúde e quais melhorias podem ser adotadas é fundamental para manter a clínica atualizada e competitiva.

Prontuários eletrônicos

De acordo com uma pesquisa da Accenture de 2018, a adoção do prontuário eletrônico é uma das transformações mais básicas quando a clínica decide investir em tecnologia na área da saúde.

Ainda assim, uma pesquisa da ABCIS (Associação Brasileira CIO Saúde) com mais de 250 líderes de TI dos hospitais identificou que apenas 23% das instituições utilizam o prontuário eletrônico.

Essa inovação é uma das mais usadas, pois impacta diretamente o faturamento da clínica e a qualidade do atendimento ao paciente.

Com o prontuário eletrônico, todas as informações cadastrais, de consulta, exames e histórico do paciente ficam, facilmente, disponíveis à equipe médica.

Computação na nuvem

A computação na nuvem consiste em digitalizar os arquivos da clínica e, em vez de deixá-los em servidores na própria instituição, usar um armazenamento via internet de uma empresa especializada.

Na área da saúde, a computação na nuvem já tem sido amplamente usada para prestar serviços de telemedicina, como a emissão de laudos a distância.

A adoção dessa tecnologia na área da saúde apresenta benefícios que incluem a mais segurança aos arquivos, disponibilidade dos serviços e performance dos processos.

De acordo com a ABCIS, outras tecnologias disruptivas têm sido avaliadas como a inteligência artificial e “Big Data”, mas atualmente elas são incorporadas, em geral, em hospitais com mais investimentos em tecnologia e que contam com equipes de inovação.

Tecnologia na telemedicina

Quais os benefícios da inovação na equipe médica?

A adoção de tecnologia na área da saúde tem mostrado benefícios para médicos e profissionais assistenciais por melhorar as etapas do atendimento médico. Isso é observado com as seguintes mudanças:

  • Mais agilidade no encaminhamento de pacientes e tempo de atendimento;
  • Mais segurança nas tomadas de decisões clínicas;
  • Assertividade no diagnóstico e no tratamento;
  • Redução da burocracia, com atualização simplificada dos procedimentos e informações do paciente.

Portanto, a equipe médica tem melhores condições de dedicar tempo ao paciente e no atendimento em si, o que também gera melhorias no diagnóstico e tratamento.

Quais os impactos na experiência do paciente?

Os benefícios da incorporação tecnológica na área da saúde são estendidos aos pacientes que também verificam que as mudanças são positivas, como:

  • Melhor atenção e cuidado com a saúde;
  • Redução na necessidade de internações;
  • Informações mais claras e precisas sobre o seu estado de saúde;
  • Mais sucesso nas práticas preventivas.

Isso significa que os pacientes observam uma diminuição de quadros mais graves de saúde e têm chances de identificar e tratar as patologias precocemente.

Além disso, a qualidade das informações faz com que o paciente tenha mais consciência sobre a condição e também sobre o tratamento.

Como o investimento em tecnologia afeta a clínica?

Ao investir em tecnologia na área da saúde a clínica ou hospital obtém vantagens em decorrência das melhorias que afetam pacientes e médicos, tais como:

  • Aumento do faturamento devido a maior capacidade de atendimento e também mais agilidade nos processos;
  • Mais qualidade dos processos e procedimentos, reduzindo erros e desperdícios no suporte médico prestado;
  • Redução dos custos devido a diminuição das internações e tratamentos mais críticos e custosos em decorrência da eficiência das práticas preventivas;
  • Mais competitividade da clínica em relação à concorrência, pois a maior qualidade e eficiência no atendimento influenciam diretamente a escolha do paciente quanto ao local.

Dessa forma, há uma tendência ao aumento do investimento em tecnologia e inovação, incluindo novas soluções já disponíveis no mercado brasileiro.

Esse é o caso da telerradiologia, serviço que faz a emissão de laudos de exames de imagem a distância, usando recursos tecnológicos, como radiologia digital, internet e computação na nuvem.

Portanto, quando o tema é o impacto do uso da tecnologia na área da saúde os benefícios são direitos aos pacientes, equipes profissionais, clínicas e hospitais.

 

Referências:

https://ipnews.com.br/a-distancia-entre-o-setor-de-saude-e-a-transformacao-digital/

https://blog.iclinic.com.br/o-poder-da-tecnologia-aplicada-a-saude/

https://blog.iclinic.com.br/tendencias-de-tecnologia-na-area-da-saude/

https://cmtecnologia.com.br/blog/impacto-de-tecnologias-na-melhoria-da-saude/

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×