O conceito de Hospital Moderno

 Em Telemedicina

Entenda o que é hospital moderno, e quais são as suas inovações tecnológicas e arquitetônicas

Para entender o que é hospital moderno, é preciso estar familiarizado com a origem dos hospitais. Uma dúvida muito comum é se os hospitais já surgiram dessa maneira que os conhecemos, ou eram muito diferentes no passado.

Na Antiguidade, os hospitais eram como santuários e templos, onde se exercia a medicina teúrgica, como centros de aconselhamento e cura.

Portanto, inicialmente, não existia um recanto próprio para as pessoas enfermas. Os primeiros “hospitais” que temos informação foram construídos em 431 a.C., no Ceilão (atual Sri Lanka), pelo rei Pandukabhaya que ordenou a construção de casas “para internação”.

Aproximadamente dois séculos depois, o imperador Asoka criou, na Índia, instituições especializadas para tratar doenças de forma semelhante aos hospitais de hoje, com a presença de médicos e enfermeiras.

Nos dias de hoje, os hospitais já estão muito diferentes de como costumavam ser, graças aos avanços tecnológicos e científicos, o que nos leva ao conceito do hospital moderno. Acompanhe a leitura para entender melhor do que se trata.

Inovações tecnológicas

De algumas décadas para cá, os hospitais já obtiveram diversos avanços tecnológicos, arquitetônicos e gerenciais.

Um exemplo dos avanços tecnológicos é que já existem diversas tecnologias que estão sendo aplicadas em equipamentos para auxiliar no diagnóstico de doenças. E, para isso, muitos sistemas contam com Inteligência Artificial na análise dos dados.

Outro ramo da tecnologia utilizado na Medicina é a Internet das Coisas, com aparelhos que fazem diferentes medições e fornecem dados para análise, inclusive, no acompanhamento da saúde dos pacientes.

Outros exemplos de inovações tecnológicas adotadas pelos hospitais modernos são:

  • Cirurgia robótica;
  • Nano medicina;
  • Telemedicina;
  • Impressoras 3D;
  • IoT Médica;
  • Medicamentos personalizados;
  • Edição Genética;
  • Células-tronco;
  • Prótons-terapia;

Além de que, hoje, os sistemas hospitalares são completamente integrados, tornando os processos mais ágeis e simplificados, o que é ótimo tanto para os profissionais quanto para os pacientes. O que é uma grande inovação gerencial.

Vale mencionar, também, os avanços arquitetônicos dos hospitais. Atualmente, a humanização da arquitetura para hospitais se tornou uma medida necessária, garantindo um hospital para pessoas.

Os hospitais modernos, para o planejamento de sua arquitetura, levam em consideração os seguintes fatores:

  • Proteção: proteção contra acidentes, sensação de segurança, e proteção contra experiências sensoriais desconfortáveis;
  • Conforto: oportunidade para caminhar ou sentar, ver, ouvir e conversar, praticar atividades físicas e perceber e sentir os fatores ambientais;
  • Prazer: sentir-se em ambientes com a escala humana, aproveitar os aspectos positivos do clima e ter experiências sensoriais positivas;

Como as novas tecnologias contribuem para diagnósticos e tratamentos?

As novas tecnologias utilizadas em exames e tratamentos médicos oferecem uma precisão muito maior, gerando a redução de erros humanos.

Afinal, o apoio em dados permite uma análise mais detalhada da situação, diminuindo as chances de erros na hora do diagnóstico.

Trazendo, assim, maior confiança para o paciente. Com análises mais precisas, os pacientes também se sentem mais seguros com seus diagnósticos.

Atualmente, existem exames e tratamentos menos invasivos e mais eficazes, melhorando significativamente a experiência hospitalar. 

Agora que você tem um melhor entendimento sobre o que é um hospital moderno, conheça os serviços da Telelaudo, empresa de saúde focada no melhor da tecnologia.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×