08/11 – Dia do Radiologista

 Em Radiologista em destaque

Anualmente, na data 08/11, é comemorado o dia do radiologista, uma profissão extremamente importante, principalmente para o diagnóstico de diversas doenças

As datas que homenageiam os profissionais são essenciais, pois nos relembram da importância do seu trabalho. O dia do radiologista, por exemplo, existe para homenagear os profissionais da saúde responsáveis por procedimentos de radiologia e diagnósticos.

O dia 8 de novembro é comemorado no mundo todo anualmente, celebrando todos os profissionais médicos que trabalham arduamente nessa área. Acompanhe a leitura para entender mais sobre sua importância.

Como surgiu o dia do radiologista?

Esse dia foi escolhido como uma homenagem à descoberta do Raio-X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, em 8 de novembro de 1895.

No Brasil, em 2009, foi criado um projeto de lei pelo Deputado Federal Dr. Eleuses Paiva com o objetivo de oficializar a data como o dia do radiologista

Mas, apenas em 2015, com a assinatura da presidente Dilma Rousseff e do Ministro da Saúde Arthur Chioro, o projeto se tornou lei.

Qual a importância da data?

A data homenageia todos os profissionais responsáveis por exames de imagem, capazes de avaliar estruturas ósseas, musculares, entre outras.

Trata-se de uma profissão que representa uma grande importância na área médica, portanto, a data é celebrada recordando todo o avanço e evolução que a área proporcionou a medicina, com diagnósticos cada vez mais precisos.

Avanços tecnológicos na radiologia

A radiologia é uma área importantíssima para garantir o diagnóstico correto e tratamento adequado de diversas doenças. E, após o raio-X, diversas outras descobertas importantes foram realizadas. Confira;

Mamografia

Em 1913, o cirurgião alemão Salomon descobriu como usar a radiologia diante de patologias relacionadas às mamas. Entretanto, o primeiro mamógrafo, aparelho utilizado para a realização de exames de mama, foi criado apenas em 1951, por Raul Leborgne.

A mamografia é um exame simples e essencial para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama. Recomendado anualmente para mulheres acima de 40 anos, é um aliado na luta contra a doença.

E o mamógrafo, atualmente, é um instrumento moderno e digitalizado, que auxilia na realização de exames, identificando nódulos precocemente e aumentando a chance de sucesso no tratamento.

Ressonância magnética e tomografia computadorizada

Em 1952, os físicos Felix Bloch e Edward Mills Purcell ganharam o Nobel da Física. Os seus estudos e descobertas sobre o magnetismo nuclear impressionaram a comunidade científica, sendo a primeira pesquisa sobre ressonância magnética.

Logo, muitos estudos foram realizados ao longo dos anos, até que, em 1970, foi criado um aparelho de ressonância magnética para uso profissional em hospitais, instituições e clínicas.

Hoje, a ressonância magnética é considerada um dos exames de imagem mais completos e detalhados, e é utilizado para investigar tumores, nódulos, doenças neurais entre outras patologias.

Outro importante avanço para a área foi a criação da tomografia computadorizada em 1972, transformando as possibilidades de diagnóstico e melhorando a chance de tratamento para muitas pessoas.

Telerradiologia

Mais um importante avanço para a área é a telerradiologia, que consiste em um serviço de análise de exames a distância, no qual o exame radiológico é realizado localmente na clínica, hospital ou centro de diagnóstico.

Enquanto o laudo, é emitido por um serviço de telerradiologia parceiro. Todo o processo de envio dos exames é feito através de um sistema de telerradiologia utilizando a internet.

Ou seja, torna o processo mais prático, e facilita a vida de quem possui mais dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

Portanto, não há como comemorar o dia do radiologista sem relembrar o grande avanço tecnológico que foi a telerradiologia.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×