A importância da Telemedicina em Pediatria

 Em Telemedicina

A telemedicina em pediatria trata-se do uso de recursos tecnológicos para auxiliar na assistência à criança

A telemedicina chegou para oferecer comodidade e agilidade no atendimento de pacientes em todas as áreas. Ela oferece a possibilidade de quebra de fronteiras para a realização de consultas e diagnóstico médico.

Logo, todas as áreas da medicina vêm sendo beneficiadas pelas novas tecnologias, aumentando a produtividade dos profissionais e o conforto dos pacientes. 

A pediatria é uma  das áreas que está apresentando melhorias graças aos avanços da telessaúde. Acompanhe a leitura para entender mais sobre.

Telemedicina na pediatria

A telemedicina em pediatria é quando faz-se o uso de tecnologias de informação e comunicação aplicadas nessa especialidade. 

Assim como as outras especialidades, a telemedicina pediátrica tem a finalidade de prestar serviços de saúde de forma remota, através de teleconsultas, solução de dúvidas que os pacientes possam ter, prescrição de remédios, solicitação de exames, etc.

Dessa forma, a família pode ser consultada independentemente de qual seja sua localização e garantir a assistência médica necessária aos filhos a distância, sem contato físico, gastos com locomoção e filas de espera.

O que é excelente para quem possui dificuldade de acesso aos serviços de saúde, ou tem uma rotina agitada e não pode comparecer a muitas consultas. 

A telemedicina pediátrica também foi uma grande aliada na saúde das crianças durante o período de pandemia, garantindo os cuidados com sua saúde.

As crianças costumam ficar doentes com uma certa frequência, com condições comuns nessa idade, como gripes e viroses. Por isso, é essencial contar com uma plataforma digital que facilite o atendimento médico.

Benefícios da telemedicina na pediatria

Entenda quais são as principais vantagens da telemedicina em pediatria:

  • maior qualidade de vida para os pacientes e sua família;
  • redução de custos para a empresa e para o funcionário;
  • redução de custos para a família da criança, em questões de locomoção;
  • aumento na produtividade dos profissionais da saúde;
  • consultas práticas, rápidas e seguras;
  • criação de históricos médicos online e segurança de dados garantida;
  • envio de laudos de forma remota;
  • assistência médica de qualquer lugar e qualquer horário;

A telemedicina vem marcando sua presença em diversas áreas, como a enfermaria, neuropsicologia, farmacologia, oftamologia, saúde ocupacional, entre outras. Sempre trazendo mais praticidade e produtividade para os profissionais e pacientes.

Telemedicina em outras áreas

Agora que conhecemos os benefícios da telemedicina em pediatria, vale também entender qual é a sua importância em outras áreas, e as contribuições que ela vem realizando.

A telemedicina teve um papel importantíssimo durante a pandemia, garantindo que a população possa continuar cuidando de sua saúde mesmo em tempos de isolamento social.

O que abriu a cabeça das pessoas para a necessidade de poder acessar exames de qualquer lugar, e ter os medicamentos prescritos sem precisar sair de casa.

Atualmente, a tecnologia é utilizada em todas as áreas da medicina, trazendo benefícios para cada segmento.

Utilizando como exemplo as mulheres grávidas. Os hormônios durante esse período geram sensações de cansaço, enjoo e mal-estar, dificultando as idas à clínica ou hospital. Além disso, os afazeres do dia a dia também se tornam um empecilho.

A telemedicina permite que as gestantes possam acessar resultados de exames de sua própria casa, e se comunicar com o médico responsável até mesmo por chamada de vídeo, tendo acesso a todas as informações importantes.

Até mesmo os fisioterapeutas atualmente podem realizar videoconferências para fazer uma avaliação completa do paciente, aproveitando as facilidades da tecnologia.

A Telelaudo é uma empresa capacitada e com vasta experiência no mercado, que oferece serviços de telemedicina para facilitar a vida dos pacientes e trazer mais conforto, segurança e facilidade no acesso às informações.

A empresa está preparada para lidar com todas as demandas dos pacientes, seja na telemedicina em pediatria ou em qualquer outra área.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×