5 vantagens do agendamento online para clínicas

 Em Telemedicina

O agendamento online para clínicas e serviços de imagem melhora a experiência do paciente

Uma das formas mais inovadoras dos pacientes se relacionarem com médicos é o atendimento a distância, como a teleconsulta e o agendamento online. O surgimento de inovações que permitem que os serviços médicos sejam prestados a distância se tornam mais importantes a cada ano, principalmente devido às expectativas dos pacientes.

Neste artigo, você vai entender como o agendamento online funciona e quais os benefícios de tê-lo na sua clínica.

Por que ter um agendamento online para clínicas?

Disponibilizar agendamento online para os pacientes significa permitir que eles visualizem a sua disponibilidade de horário e façam esse processo com autonomia, sem necessariamente entrar em contato com um recepcionista.

O agendamento online é uma ferramenta que facilita a vida de todos os envolvidos em uma consulta ou exame: médicos, profissionais de saúde, secretárias, recepcionistas e o próprio paciente.

Tornar essa tarefa mais prática traz conforto e comodidade para as pessoas que necessitam do tratamento, algo essencial quando se trata de cuidado com a saúde.

É comum uma pessoa negligenciar uma consulta médica simplesmente por não ter tempo de parar e fazer um agendamento.

Veja a seguir quais são os 5 principais benefícios que você pode alcançar com o agendamento online. Acompanhe.

1. Agendamento 24 horas

Um sistema de agendamento de consultas permite ao paciente, de onde quer que esteja, acessar a agenda online do médico ou da clínica e marcar a consulta fora do horário comercial.

Como o agendamento online funciona 24 horas por dia, em todos os dias da semana, seu funcionamento é mais prático e rápido do que um agendamento por telefone em horário comercial.

A necessidade de consultar um médico ou agendar um serviço de imagem pode surgir a qualquer hora e, com o agendamento online, você garante que esse serviço sempre será prestado.

2. Aumento de produtividade para recepcionistas

Recepcionistas e secretárias costumam lidar com diversas tarefas ao mesmo tempo, como recepção de pacientes, organização da agenda, cadastro, marcação de consultas e gestão da clínica.

Se sua clínica não possui um serviço de agendamento online, todos os recepcionistas precisam agendar e confirmar as consultas manualmente por SMS, WhatsApp ou telefone.

Provavelmente elas passam uma parte do dia realizando essa tarefa.

Esse tempo poderia ser gasto com atividades mais produtivas, enquanto o agendamento online permite que o próprio paciente agende sua consulta, sem precisar entrar em contato com a clínica.

3. Melhora na experiência do paciente

Principais vantagens do agendamento online para clínicas

 

É inegável que a tecnologia está revolucionando a forma como nos relacionamos.

Hoje, as compras do supermercado podem ser feitas com um clique e, para os pacientes, agendar atendimentos apenas por telefone é algo que ficou no passado.

Quando ligamos para uma clínica de imagens em busca de atendimento, ou para uma clínica, precisamos lidar com tempo de espera e, talvez até mesmo, uma linha ocupada.

Ao utilizar o agendamento online, pacientes não precisam esperar que o profissional da recepção desligue uma eventual ligação para iniciar o atendimento.

Por outro lado, aqueles que desejam agendar pela internet não perdem tempo no telefone. Portanto, a qualidade do atendimento melhora para todos.

4. Redução de gastos

Os gastos com telefonia também serão reduzidos, já que haverá menos ligações de confirmação para fazer.

Existem softwares médicos que oferecem recursos como lembretes de consulta via e-mail, WhatsApp e SMS, e as principais vantagens são a redução nas faltas dos pacientes e nos custos com a telefonia em si.

5. Melhora na Telemedicina

A telemedicina, ou atendimento a distância, é uma realidade da área da saúde e os serviços não param de melhorar e aprimorar a jornada online do paciente.

A partir do momento que sua clínica conta com consultas a distância, não ter o agendamento online é dar vários passos para trás.

Se você deseja oferecer uma jornada online para o paciente de forma completa, é fundamental transformar todos os processos manuais em digitais.

Você pode, por exemplo, oferecer a marcação de teleconsultas pelo agendamento online da clínica. Os pacientes com certeza vão se impressionar pela praticidade oferecida a eles.

Agora que você conhece as principais vantagens desta inovação, é necessário enfatizar a importância de divulgar a ferramenta para seus clientes.

Divulgação do agendamento online aos pacientes

Não adianta ter um agendamento online se não investir em divulgação, porque os pacientes só vão saber dessa praticidade se você avisar.

Os melhores canais para realizar essa divulgação são aqueles em que seus pacientes mais estão presentes. Provavelmente nas redes sociais, como o Facebook, Youtube, Instagram e entre outros.

Estar presente digitalmente e se manter ativo é fundamental para engajar seus pacientes. Se os seus conteúdos forem relevantes, isso atrai um maior número de pessoas à sua clínica.

Lembre-se que um serviço de agendamento online costuma ficar disponível aos pacientes em sites como o Agendar Consulta ou no site da sua clínica.

Portanto, antes de adquirir um agendamento online, saiba como os sites funcionam, se é possível integrar a ferramenta em seu próprio site e avalie se é fácil de usar.

Além disso, o ideal é que o agendamento online esteja integrado a um sistema para clínicas voltado para gestão de clínicas, consultórios ou serviço de imagens.

Assim, além de oferecer o agendamento pela internet para seus pacientes, você também conta com outras ferramentas, como prontuário eletrônico e gestão financeira, por exemplo.

VAMOS CONVERSAR?

[getparam utm_campaign]


×