Como a ergonomia pode melhorar a rotina do radiologista

 Em Artigo, Gestão, Radiologia, Telerradiologia

Práticas ergonômicas na rotina do radiologista, seja trabalhando na clínica ou com telerradiologia, garantem mais qualidade de vida e produtividade.

A ergonomia consiste no conjunto de práticas e regras para o estudo do ambiente de trabalho e a relação entre profissional, equipamentos e meio. Ela aplica-se às diferentes áreas, incluindo na saúde, como no desenvolvimento das atividades presenciais, mas também da telerradiologia e telemedicina.

Qualquer atividade profissional demanda alguma interação com o meio, equipamentos ou procedimentos, sendo todos esses fatores contemplados pelos estudos da ergonomia.

Na radiologia, a ergonomia é fundamental à qualidade de vida do profissional, longevidade, bem-estar físico e emocional e produtividade.

Quais as práticas ergonômicas para radiologistas?

Existem diversas práticas alinhadas ao conhecimento sobre ergonomia que podem ser desenvolvidas na rotina do radiologista para proporcionar melhor qualidade de vida.

Para o médico radiologista que atua na interpretação de exames radiológicos e emissão dos laudos médicos a rotina de trabalho ocorre muito em salas fechadas ou no “home office”. Algumas boas práticas ergonômicas incluem:

  • ter um ambiente de trabalho que valoriza a iluminação natural, demandando menos esforço e com claridade suficiente para conforto dos olhos;
  • trabalhar em local de trabalho com boa ventilação, com janelas que permitam a circulação do ar e no qual se mantenha uma temperatura agradável para permanência por longos períodos;
  • ter um local de trabalho que não exceda os limites de decibéis, uma vez que a poluição sonora contínua é prejudicial à saúde física e mental;
  • ter uma estação de trabalho com móveis ergonômicos. No caso da mesa de trabalho isso significa ter altura de cerca de 65 cm para mulheres e 70 cm para homens;
  • a cadeira de trabalho também deve garantir uma posição confortável para exercício das atividades, o que significa ajuste de altura para o assento, apoio de braço, apoio para lombar e cabeça;
  • manter a tela do computador na altura dos olhos, evitando a necessidade de forçar o pescoço para baixo ou para cima.

Além desses elementos que compõem o local de trabalho e o ambiente em si, os procedimentos e organização do espaço também garantem maior ergonomia, como:

  • ter ferramentas e documentos usados com frequência com acesso facilitado;
  • fazer pausas regulares para alongar o corpo e descansar das atividades;
  • ter fácil acesso à água e uso do banheiro quando preciso;
  • ter um ambiente limpo e organizado para desempenho das atividades.

Tais práticas são importantes para o radiologista que atua nos serviços de imagem e também para aqueles trabalhando em “home office”.

Técnicos de radiologia

No caso dos técnicos de radiologia que atuam em clínicas e hospitais lidando diretamente com os pacientes e equipamentos radiológicos algumas práticas de ergonomia são fundamentais, como:

  • uso dos equipamentos de proteção individual que incluem avental de chumbo, protetor de tireóide, luvas de chumbo, óculos plumbífero e protetor de gônadas;
  • equipamentos de proteção básicos, como máscara, luvas ao manusear exames ou agentes químicos etc.;
  • jornada de trabalho de 24 horas semanais.

Portanto, a ergonomia volta-se aos diferentes elementos do ambiente e práticas de trabalho que se relacionam com a saúde e qualidade de vida do profissional.

Quais os benefícios da ergonomia?

A ergonomia garante uma série de benefícios às clínicas e hospitais, mas principalmente aos profissionais, como:

  • redução das chances de doenças relacionadas ao trabalho;
  • mais qualidade de vida, que se reflete em um profissionais mais motivado e satisfeito;
  • redução dos afastamentos e faltas no trabalho em decorrência de doenças;
  • mais produtividade na rotina de trabalho.

Portanto, a ergonomia, seja na telerradiologia, na radiologia tradicional ou para os técnicos de radiologia, é essencial para manutenção da saúde física e mental e melhorar o desempenho dos profissionais.

Como aliar telerradiologia e ergonomia?

Com o crescimento da adesão à telerradiologia, muitos profissionais têm dúvidas de como aliar a radiologia a distância com a ergonomia.

Inicialmente, é preciso que o profissional avalie o ambiente de trabalho, tanto na empresa como em “home office”, e faça adequações para tornar o local mais apropriado às atividades de longa duração, como investindo em uma estação de trabalho adequada.

Além disso, os processos da telerradiologia também são importantes, como ao ter uma plataforma funcional, promover treinamentos e qualificações, disponibilizar uma infraestrutura apropriada e outros.

Portanto, a ergonomia pode sim ser uma aliada na telerradiologia para promover melhor qualidade de vida aos profissionais por meio de um ambiente confortável, processos e infraestrutura que garanta comodidade, eficiência e preservação física e emocional do radiologista.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×