Como aumentar a rentabilidade da sua clínica ou hospital com a telerradiologia

 Em Gestão

Aumento da capacidade de atendimento e variedade de exames radiológicos são vantagens da telerradiologia

As clínicas e hospitais almejam alinhar dois objetivos, aumentar a rentabilidade ao mesmo tempo em que garantem um atendimento de excelência para pacientes.

Atualmente, diferentes soluções viabilizam a união desses objetivos, como é o caso da telerradiologia. A seguir conheça melhor essa prática e como ela influencia na rentabilidade de clínicas e hospitais.

Como funciona a telerradiologia?

A telerradiologia consiste no uso tecnologias de informação e comunicação (TICs) para análise de exames de imagem e emissão de laudos médicos a distância, como, por exemplo, laudos para tomografia. Essa prática funciona através de PACS locais, que necessitam instalação, ou na nuvem.

O exame radiológico é realizado em clínicas ou hospitais. A imagem é obtida por meio de um equipamento digital e é carregada no sistema PACS usado.

Em seguida, o técnico de radiologia envia o exame à parceira de telerradiologia parceira, por meio de um sistema específico que segue as diretrizes de segurança estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O especialista em radiologia acessa as imagens do exame radiológico, faz a interpretação dos dados e emite seu parecer no laudo médico que é assinado digitalmente e enviado novamente pelo mesmo sistema à clínica ou hospital.

São diversos os exames da área de radiologia que podem ser beneficiados com essa tecnologia, como:

Entre as vantagens da telerradiologia, está que com a solução é possível aumentar a rentabilidade da clínica ou hospital.

Como aumentar a rentabilidade da clínica ou hospital com telerradiologia? Telerradiologia contribui para aumentar a rentabilidade de clínicas e hospitais

Para aumentar a rentabilidade ao adotar a telerradiologia, os gestores da clínica de radiologia ou hospital precisam avaliar as possibilidades dessa solução.

As principais vantagens da telerradiologia devem ser consideradas como facilidade logística, padronização dos processos, eficiência no gerenciamento e outras.

A seguir conheça 4 dicas de adoção da telerradiologia nas clínicas e hospitais para aumentar a rentabilidade.

 

Aumento da quantidade de exames

Um dos primeiros aspectos a serem considerados pelos gestores e responsáveis pelo setor de radiologia é a ampliação da quantidade de exames realizados e consequente maior rentabilidade por meio desse crescimento.

Com a telerradiologia, clínicas e hospitais conseguem ampliar o volume de exames realizados, reduzindo o tempo inativo dos equipamentos radiológicos sem prejudicar a qualidade e eficiência dos processos.

A agilidade na entrega dos laudos médicos por meio da telerradiologia garante o cumprimento de uma entrega de resultados rápida e confiável.

Ampliação dos exames realizados

Além de ampliar a quantidade de exames que são realizados pela clínica ou hospital, torna-se possível diversificar as modalidades de exames, o que é benéfico para os pacientes atuais e também permite atender novos pacientes.

O aumento da capacidade de atendimento, com ampliação da quantidade e diversidade de exames, é uma das principais iniciativas para aumentar a rentabilidade do setor de radiologia.

Esse tipo de expansão deve ser planejado para ter processos eficientes que são replicáveis em caso de expansão.

Gestão de pessoas

A telerradiologia também garante o aumento da rentabilidade do negócio por meio de uma maior eficiência para gerenciar o setor de radiologia da clínica ou hospital.

Um dos desafios desse departamento é garantir a qualidade e capacidade de atendimento em feriados, finais de semana e períodos de plantão.

Com a telerradiologia, a gestão de pessoas é simplificada, pois uma equipe externa pode dar assistência em períodos em que é mais difícil ter uma equipe interna completa disponível.

Assim, a equipe poderá ter  um horário de trabalho mais satisfatório, sem acúmulo ou sobrecarga de demandas.

Agilidade na entrega de laudos

A agilidade na entrega de laudos é um dos aspectos positivos da telerradiologia que permite aumentar a rentabilidade de clínicas e hospitais ao mesmo tempo em que garante um bom atendimento aos pacientes.

A ineficiência na entrega dos laudos de exames de imagem reflete-se nos preços dos serviços prestados, enquanto a maior agilidade na entrega e acesso online ao resultado são vantagens que elevam o valor agregado do serviço.

O uso da telerradiologia para atender às necessidades mais latentes das clínicas e hospitais melhora a operação dos serviços de radiologia ao mesmo em tempo em que se reflete na rentabilidade como um todo.

Identificar essas oportunidades da telerradiologia e alinhá-las aos objetivos do hospital ou clínica é fundamental para um crescimento sustentável das empresas, garantindo crescimento, qualidade e eficiência.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×