Como o telecomando tem auxiliado a Medicina

 Em Telelaudo

A Medicina tem evoluído bastante recentemente, e um dos principais avanços da área é o telecomando, utilizado para atender melhor a demanda do departamento radiológico

A tecnologia está evoluindo de forma surpreendente, trazendo inovações para todas as áreas, mas em especial para a área da Medicina. Nesse contexto, entenda a importância do telecomando para a Medicina, principalmente no departamento radiológico. 

Nos últimos tempos, surgiram novas ferramentas capazes de auxiliar no diagnóstico de doenças, ajudar no tratamento, e contribuir para que os profissionais consigam lidar melhor com a demanda diária.

Os profissionais estão sempre buscando encontrar ou melhorar formas de tratar seus pacientes. E uma dessas ferramentas é o telecomando, uma solução cada vez mais utilizada por clínicas e hospitais para viabilizar a realização de exames de alta complexidade a distância.

Separamos neste artigo as principais informações sobre essa tecnologia tão útil aos profissionais da telemedicina. Boa leitura!

O que é telecomando?

O telecomando para exames de imagem é uma solução utilizada por clínicas e hospitais para atender a demanda do departamento radiológico. É prestado por uma instituição especializada para a realização de exames a distância.

Consiste em utilizar recursos digitais e automatizados para a execução de exames de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada remotamente.

Para entender como funciona na prática, no telecomando, o operador (técnico ou biomédico) está localizado no centro de comando remoto, enquanto o paciente e a enfermeira estão no centro de imagem ou na unidade hospitalar.

Através de um sistema de áudio, vídeo e controle, ocorre a comunicação entre o operador e o paciente, de forma a operar os equipamentos de RM e TC remotamente, e garantir que todo o processo seja realizado com segurança e em tempo real.

Os exames são realizados com alta capacitação técnica e eficiência operacional, de forma rápida e segura, para que os laudos sejam elaborados com base em imagens de alta qualidade diagnóstica.

Trata-se de uma solução remota que é compatível com quaisquer modelos e marcas de equipamentos. 

Dessa forma, a clínica ou hospital consegue disponibilizar agendas aos seus pacientes para a realização de exames, mesmo quando não há um técnico no local para atender ou em horários sem coberturas.

Benefícios do telecomando

Conheça os principais benefícios dessa nova tecnologia:

Aumento no potencial de atendimento

Trata-se de uma ferramenta que oferece a possibilidade de otimização na realização de exames, permitindo que eles sejam feitos em maior quantidade, mesmo sem ter um profissional no local para atender.

Contribuindo, assim, para o controle da demanda da área da radiologia. Logo, um número maior de pacientes passa a ter acesso aos serviços de saúde, como tratamentos oncológicos, por exemplo.

Maior flexibilidade

Essa solução também contribui para o aumento da flexibilidade dos serviços de saúde, já que é possível ampliar o horário de atendimento e reduzir o intervalo entre os agendamentos.

Outra vantagem em relação a essa flexibilidade é a possibilidade de realizar exames em períodos noturnos ou dias alternativos como finais de semana.

Gestão de pessoas

Por último, também auxilia na melhora da gestão de pessoas. Afinal, por ser uma tecnologia capaz de lidar bem com a demanda, e em horários flexíveis, acaba por aumentar a produtividade dos profissionais.

Aumentando, também, sua disponibilidade, para que uma quantidade maior de profissionais possa atender em instituições nas quais há falta de mão de obra.

Agora que entendemos o que é telecomando e qual sua importância, é importante entender melhor também sobre outras ferramentas da telemedicina.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×