Estudo de Caso: Hospital Belo Horizonte atende mais pacientes com a Telerradiologia
Fundado em 1968 na capital de Minas Gerais, o Hospital Belo Horizonte foi construído com o objetivo de desenvolver e exercer uma medicina de excelência. É, hoje, um hospital geral de grande porte com mais de 250 leitos e média de 8 mil pacientes por mês no pronto-socorro.
Até o ano de 2012 – antes da contratação da telerradiologia – o Hospital Belo Horizonte enfrentou dificuldades com a falta de médicos radiologistas nos plantões noturnos e nos finais de semana. A demora para a liberação dos laudos refletia na satisfação dos pacientes. Por conta disto, os médicos solicitantes tinham dificuldades para acessar os exames na ausência do radiologista.
De acordo com a Dr. Maria José, Diretora Clínica do Hospital, eram emitidos em média 40 laudos/mês nos plantões noturnos e finais de semana, um número baixo, tendo em vista o tamanho e a complexidade do hospital.
“Nosso grande problema era a reclamação do paciente, que acabava indo embora sem os resultados do exame”, Dra. Maria José.
Virada no jogo
Para reverter o cenário, o Hospital passou a contar com os serviços de telerradiologia da Telelaudo para emissão dos laudos a distância, 24 horas por dia, em qualquer dia da semana. A adesão e confiança do corpo clínico no novo serviço refletiu nos resultados.
Intercâmbio de Informação
Mais do que a melhora no atendimento, o Hospital se beneficiou com o intercâmbio de conhecimento. Com o serviço da Telelaudo, os médicos locais do Hospital Belo Horizonte puderam trocar informações e contar com a experiência de cerca de 150 especialistas, garantindo laudos com qualidade, independente do horário ou dia.
“Com a Telelaudo | Pró Laudo temos a oportunidade de debater o diagnóstico com especialistas e, com isso, nossos pacientes saem ganhando”, Dra. Maria José.
Planos para o futuro
O Hospital Belo Horizonte se diferenciou dos concorrentes e hoje é referência em excelência na radiologia. A demanda nos finais de semana e plantões noturnos foi atendida, as liberações dos laudos estão mais rápidas e os pacientes mais satisfeitos.
Além de atender mais exames, houve redução de 50% no tempo de espera para os resultados.
A importância da Telelaudo nesse processo é reconhecida pela Dra. Maria José, Diretora Clínica do Hospital: “Só ganhamos com essa parceria.”
Baixe o Estudo de Caso completo aqui.
A telerradiologia é uma forma de atender mais pacientes em horários noturnos e nos finais de semana. Se você ficou interessado em saber como ampliar seu serviço de radiologia, ou se você se identificou com os desafios do Hospital Belo Horizonte, converse conosco.