Faturamento Hospitalar: como aumentar a receita por meio da telerradiologia

 Em Artigo, Gestão, Telerradiologia

Telerradiologia contribui na estruturação de processos e eficiência dos serviços, resultando em impactos positivos ao faturamento hospitalar

O faturamento hospitalar é sempre um ponto de atenção de gestores que tem como objetivo garantir a qualidade e eficiência dos atendimentos otimizando sempre o orçamento para aumentar a receita e os lucros.

Para alcançar essa meta diversas estratégias são estudadas e, algumas, implementadas, aproximando a gestão dos seus objetivos.

A tecnologia oferece várias oportunidades para otimizar o faturamento hospitalar. A telerradiologia é uma opção nesse sentido.

Como funciona a telerradiologia no hospital?

A telerradiologia é um serviço no qual exames radiológicos realizados internamente – usando a infraestrutura física do hospital – são laudados remotamente.

Após a realização convencional do exame radiológico usando um equipamento digital, o técnico em radiologia pode selecionar se o exame será laudado interna ou externamente.

Se o exame for laudado remotamente, o técnico em radiologia vai inserir as imagens radiológicas, juntamente com as informações relevantes sobre o caso, no sistema de telerradiologia usado.

Em seguida, podendo o serviço de telerradiologia estar localizado em outro estado, por exemplo, os médicos radiologistas vão acessar a plataforma e fazer a análise do exame emitindo o laudo e encaminhando, pelo mesmo sistema, ao hospital solicitante.

Portanto, todos os processos relacionados à emissão do laudo, exceto a elaboração do laudo em si, ocorrem por intermédio da tecnologia.

 

Como a telerradiologia contribui no aumento do faturamento hospitalar?

A telerradiologia garante uma série de vantagens às clínicas e hospitais, como disponibilidade de profissionais especializados caso a região tenha falta desse tipo de especialidade, eficiência na entrega de laudo e outros.

Devido ao conjunto de benefícios promovidos pela telerradiologia, ela impacta positivamente o faturamento hospitalar. Entenda melhor a seguir.

Modernização dos processos

Ao implementar a telerradiologia o hospital pode aproveitar e investir na modernização dos processos, ao menos na área radiológica, o que influenciará a eficiência deste departamento e os resultados entregues pela equipe.

Para que não haja problemas operacionais ou mesmo refação de tarefas são estruturados processos ágeis unindo a atuação interna da equipe do hospital e da equipe externa do serviço contratado de telerradiologia.

Ao considerar os dois times, os processos são mais eficazes, garantindo resultados satisfatórios do ponto de vista operacional e financeiro.

Melhor gestão de pessoas

Uma das principais vantagens da telerradiologia é ser realizada em conjunto com a atuação da equipe interna de radiologistas, viabilizando reduzir a sobrecarga, que pode estar comprometendo férias, folgas e até mesmo qualidade de vida.

Muitas vezes, em uma equipe mais reduzida, o setor de recursos humanos tem dificuldade para criar escalas garantindo tanto a continuidade do atendimento como o descanso necessário aos profissionais. 

Adoção de novas tecnologias

Para funcionamento da telerradiologia é necessário ter uma infraestrutura de radiologia digital, o que significa que o hospital terá uma modernização dos equipamentos.

No longo prazo, esse investimento é extremamente benéfico e econômico, pois reduz os resíduos da área de radiologia, diminui o tempo para execução dos atendimentos e aumenta a qualidade das imagens radiológicas.

Aumento da capacidade de atendimento

Não é incomum que clínicas e hospitais mantenham equipamentos radiológicos subutilizados devido à capacidade de emitir os laudos dos exames.

Com a telerradiologia é possível ampliar a capacidade de atendimento do departamento de radiologia, de forma que a realização de exames torne-se mais uma opção de fonte de renda.

Outra questão é que os serviços de telerradiologia podem operar aos finais de semana, feriados e período noturno, garantindo um atendimento 24 horas no hospital.

Agilidade na emissão de laudos

A contratação de serviços de telerradiologia pode contribuir para agilizar a emissão de laudos e reduzir a fila de espera atual do setor.

É sempre necessário avaliar as especificidades contratuais, no entanto, em média, o exame emergencial pode ter o resultado em até 60 minutos.

Casos de rotina podem chegar a até 24 horas, mas, em média, na Telelaudo, por exemplo, o tempo de resposta é de até 16 horas.

Em ambos os casos, a agilidade garante que não haja o acúmulo de pendências que atrasem o diagnóstico do paciente e início do tratamento ou mesmo que gere insatisfação devido ao tempo de espera.

Portanto, são diferentes características e vantagens da telerradiologia que garantem que esse serviço agregue à operação do hospital ou clínica, proporcionando benefícios operacionais e gerenciais, mas também promovendo um aumento do faturamento hospitalar

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×