A importância de parcerias estratégicas para clínicas e hospitais

 Em Gestão

Parcerias para clínicas e hospitais torna-se tendência para desonerar gestão de instituições e obter serviços mais especializados e profissionais

Atualmente, contar com parcerias para clínicas e hospitais que sejam estratégicas e confiáveis é determinante na fluidez operacional, redução dos custos e qualidade dos serviços prestados.

Especialmente clínicas e hospitais de maior porte podem beneficiar-se de parcerias estratégicas que permitam direcionar os esforços à área de atuação.

Quais são as opções de parcerias para clínicas e hospitais?

Existem diversos segmentos que estão se especializando, o que resulta na maior dificuldade para que instituições de saúde abarquem todo o escopo de áreas necessárias para a própria operacionalização.

É nesse sentido que as parcerias para clínicas e hospitais tornam-se mais determinantes no funcionamento dessas instituições.

Empresa de facilities

São chamados de facilities os serviços relacionados à limpeza, segurança, manutenção, jardinagem, reparos e até atendimento.

As empresas especializadas em facilities disponibilizam um amplo escopo de serviços que são necessários em todos os segmentos.

Como benefício, os profissionais são treinados e qualificados, de forma que a instituição contratante pode disponibilizar um serviço de excelência.

Empresa de recursos humanos

Tem se tornado mais comum a definição de parcerias na área de recursos humanos, devido à importância de conhecimentos específicos de gestão de pessoas.

Nesses casos, as parcerias podem ser responsáveis por toda a gestão de colaboradores ou de funções específicas, como processos seletivos para contratação de profissionais mais compatíveis com o perfil da instituição.

Empresa de tecnologia da informação

Uma das áreas nas quais é mais complexo manter apenas uma equipe interna é a de tecnologia de informação (TI) devido à rápida transformação tecnológica.

As parceiras de TI são responsáveis, por exemplo, pela manutenção dos equipamentos e sistemas utilizados e podem atuar dimensionando a infraestrutura para viabilizar planos de expansão e modernização mais eficientes.

Instituição parceiras de telemedicina

Um exemplo de parcerias para clínicas e hospitais deve-se à ampliação do uso da telemedicina nessas instituições.

O desenvolvimento de um sistema do tipo para atender pacientes online é altamente custoso e trabalhoso, sendo que existem organizações especializadas que fornecem soluções mais completas, eficientes e seguras.

Dessa forma, em vez de criar um sistema próprio, conta-se com uma solução terceirizada desenvolvida por um especialista com equipe própria para manutenção, atualização e suporte.

Instituição parceira de telerradiologia e telecomando

Outro exemplo de parceria associado ao novo momento que vive a saúde é a contratação de uma parceira especializada em telerradiologia e telecomando.

Essa parceria é estratégica uma vez que garante que a clínica ou hospital possa ampliar os serviços radiológicos disponibilizados ao público, otimizar o uso dos equipamentos e melhorar a gestão de pessoas.

Além disso, parceiras de telerradiologia e telecomando contam com especialistas que, muitas vezes, não estão disponíveis localmente às instituições contratantes, inclusive devido a fatores geográficos e regionais.

Quais os benefícios de parcerias estratégicas na saúde?

A definição de parcerias estratégicas na saúde tem viabilizado que os gestores de clínicas e hospitais possam contar com especialistas para realização de funções que demandam conhecimentos específicos.

Portanto, a tendência é que haja um crescimento das parcerias para clínicas e hospitais, sendo indispensável que os gestores reconheçam esse novo cenário da operacionalização do segmento.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×