Qual a importância da inovação tecnológica para clínicas radiológicas?

 Em Radiologia, Telerradiologia

Inovação tecnológica em clínicas radiológicas contribui na superação de desafios comuns relacionados a questões gerenciais e operacionais. Saiba mais a seguir

A inovação tecnológica é uma realidade em diferentes áreas, mas na saúde ela tem sido fundamental para promover uma experiência de atendimento mais completa aos pacientes e gerar vantagens na operação e gestão.

Diferentes instituições de saúde podem obter os benefícios decorrentes da inovação tecnológica, como hospitais, clínicas médicas e clínicas radiológicas.

6 benefícios da inovação tecnológica em clínica de radiologia

As clínicas de radiologia têm uma operação diferenciada em relação a outras instituições de saúde, pois a atividade tem como foco a realização de exames e emissão de laudos.

No entanto, os benefícios da inovação tecnológica nesse tipo de empreendimento são diversos e consonantes com as expectativas de gestores em saúde.

1. Eficiência gerencial

A primeira vantagem de modernizar a clínica radiológica é obter ganhos de eficiência na gerência e na operação das atividades.

Esse resultado é possível por meio do sistema de gestão que integra os dados da operação dos diferentes departamentos, como financeiro, administrativo, recursos humanos, atendimento, almoxarifado, etc.

Com isso, os gestores conseguem ter uma visão centralizada de todas as atividades, o que contribui na tomada de decisão e na adoção de melhores práticas.

2. Qualidade do atendimento

A modernização tecnológica promove vantagens que influenciam diretamente a qualidade do atendimento ao paciente. Entre elas incluem:

  • automação de processos, como liberação de guias junto ao plano de saúde;
  • autoatendimento para o agendamento de exames sem mediação de atendentes;
  • prontuário eletrônico, com atualização rápida e segura das informações;
  • agilidade na recepção e encaminhamento dos pacientes devido acesso fácil ao cadastro e histórico de atendimento.

Portanto, a inovação tecnológica é aliada para uma experiência de atendimento mais satisfatória ao paciente, influenciando a imagem da clínica radiológica e a fidelização.

3. Integração das informações

Qual a vantagem da inovação tecnológica na radiologia?

Os sistemas informatizados fazem com que os dados referentes aos diferentes departamentos possam ser integrados, centralizando as demandas.

A integração das informações é particularmente importante para assistência mais completa ao paciente, de forma que o especialista consegue visualizar todas as informações pertinentes ao atendimento.

Além disso, o sistema permite acesso ao histórico do paciente por dispositivos móveis, como o tablet, de forma que o profissional consegue verificar essas informações com agilidade antes de dar sequência ao exame radiológico.

Compreendendo melhor as demandas do paciente e o histórico médico, o profissional consegue proporcionar um suporte personalizado e satisfatório graças às informações centralizadas.

4. Qualidade do diagnóstico

A inovação tecnológica também reflete na modernização do equipamento de radiologia, de forma que investimentos acertados podem transformar a operação da clínica e, inclusive, a qualidade do diagnóstico.

A radiologia digital, por exemplo, permite que as imagens radiológicas sejam transferidas imediatamente ao computador conectado, viabilizando a visualização da imagem digital.

Além disso, o equipamento resulta em imagens de maior qualidade e nitidez, o que influencia diretamente a assertividade dos diagnósticos, reduzindo erros e necessidade de refazer exames, além de permitir a identificação precoce de patologias.

Os benefícios diretos à qualidade do diagnóstico são acompanhados de outras vantagens, como menor exposição radioativa, redução da necessidade de insumos para impressão de chapas radiológicas, maior sustentabilidade à clínica e mais facilidade no armazenamento dos exames, que são digitais.

5. Diminuição de problemas operacionais

A falta de modernização da tecnologia usada em clínicas radiológicas e outras instituições de saúde resultam em uma série de prejuízos e problemas operacionais, como:

  • maior dificuldade de gestão de horários e protocolos de recepção dos pacientes, causando filas e atrasos no atendimento radiológico;
  • aumento do tempo de espera ao chegar na clínica, demandando solicitar a chegada antecipada do paciente, o que prejudica a experiência dele;
  • atrasos na entrega dos laudos médicos, uma vez que os pacientes precisam retornar à clínica para retirar o documento impresso;
  • mais chances de perdas de exames e laudos médicos, resultando em má experiência ao paciente, prejuízos e retrabalho.

A tecnologia minimiza essas ocorrências, pois ajuda na otimização dos processos e dar mais eficiência à operação da clínica, o que influencia positivamente o trabalho dos colaboradores e também a experiência dos pacientes.

6. Disponibilidade de profissionais especializados

Muitas clínicas radiológicas têm dificuldade de completar o quadro de colaboradores, especialmente em cidades pequenas, regiões rurais ou afastadas dos centros urbanos.

Nesses casos, a inovação tecnológica também pode ser uma aliada para viabilizar as operações por meio da telerradiologia.

Na telerradiologia os exames realizados na clínica radiológica são laudados a distância por um serviço parceiro. No entanto, para que o serviço possa ser adotado, é necessário investir na radiologia digital.

Dessa forma, uma barreira à operação das clínicas radiológicas em locais mais isolados e com pouca infraestrutura de saúde pode ser superada com auxílio tecnológico.

Portanto, a inovação tecnológica promove diversos benefícios às clínicas radiológicas e pode contribuir na resolução de diferentes problemas operacionais e gerenciais existentes.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×