Adoção do Telecomando em Hospitais e Clínicas: desafios e benefícios

 Em Gestão, Radiologia

Telecomando em hospitais e clínicas: desafios superados e benefícios ampliados pela tecnologia

A convergência entre saúde e tecnologia tem apresentado inovações cada vez mais impactantes, e uma delas é o telecomando. Este serviço revolucionário permite que técnicos, de maneira remota, operem equipamentos radiológicos de alta complexidade através de robôs e sistemas sonoros.

Essa inovação tem transformado a maneira como hospitais e clínicas prestam serviços, ampliando a oferta de exames de imagem avançados, mesmo em locais com falta de especialistas.

Os desafios na adoção do telecomando 

Conheça mais:

Estrutura adequada

A tecnologia do telecomando requer uma infraestrutura específica como equipamentos radiológicos de alta complexidade de Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM),. Além disso, é necessário que tenha uma conexão estável com a internet.

Treinamento de equipes

As equipes locais precisam ser treinadas para interagir com o sistema de telecomando. Eles serão responsáveis por preparar o paciente para o exame e devem estar aptos a seguir as orientações do técnico remoto.

Benefícios do telecomando

Superados os desafios, os benefícios do telecomando são significativos e impactam diretamente na eficiência do atendimento ao paciente.

Disponibilidade de exames de alta complexidade

Com o telecomando, os exames de alta complexidade tornam-se acessíveis mesmo em locais onde não há especialistas disponíveis. Isso significa que os pacientes não precisarão mais viajar para grandes centros urbanos para realizar esses exames.

Utilização otimizada de equipamentos

O telecomando também previne que equipamentos caros e complexos se tornem inoperantes ou sejam sucateados por falta de técnicos para operá-los. Isso representa uma otimização significativa dos equipamentos para os hospitais e clínicas.

Conforto para o paciente

O paciente se beneficia não apenas da disponibilidade do exame, mas também da possibilidade de realizá-lo em sua localidade, poupando o desgaste físico e emocional de ter que se deslocar para outra cidade ou estado.

A adoção do telecomando em hospitais e clínicas é uma tendência que veio para ficar, pois os benefícios que proporciona para a qualidade do atendimento ao paciente são inegáveis. Dessa forma, é essencial que os gestores de saúde estejam preparados para essa nova realidade.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×