O que é o Fevereiro Roxo?

 Em Curiosidades

Entenda melhor sobre o que é fevereiro roxo, uma iniciativa de conscientização sobre algumas doenças que ainda não possuem cura (crônicas)

No começo do ano, muitos se perguntam, afinal, o que é fevereiro roxo. Trata-se de uma campanha de conscientização de doenças crônicas, como o Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus. 

São doenças bem diferentes, mas que tem algo muito importante em comum: elas não possuem cura. Portanto, a realização do diagnóstico precoce é um dos principais objetivos da campanha.

Afinal, dessa forma, os sintomas das doenças podem ser controlados de forma mais eficaz, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Entenda mais sobre o significado dessa campanha acompanhando a leitura.

Fevereiro Roxo: Origem e significado

Para entender o que é fevereiro roxo, é importante estar familiarizado com a origem dessa campanha. Ela foi criada no ano de 2014, em Minas Gerais, com o lema oficial “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”.

Sua finalidade é conscientizar a população de que existem formas de controlar e retardar sintomas, além de existir tratamentos que permitem que o paciente conviva com as enfermidades.

Para isso, o melhor caminho é o diagnóstico precoce. Conheça as principais doenças foco da campanha:

Alzheimer

O sintoma que mais caracteriza o Alzheimer é a demência, um distúrbio cerebral que leva a perda de qualidades intelectuais e sociais. No Brasil, 6% das pessoas com mais de 60 anos de idade têm a doença de Alzheimer.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. E, por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.

A doença acomete 2% da população mundial, e é mais comum em mulheres.

Lúpus

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, ou seja, um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar seus próprios tecidos.

A doença pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. E em casos mais graves, quando não tratada adequadamente, pode levar a óbito. 

Por isso, é essencial se atentar ao diagnóstico precoce, para iniciar o tratamento quanto antes e prevenir o agravamento da condição.

A importância da conscientização

Com a visibilidade que o fevereiro roxo traz para essas doenças, a campanha está auxiliando para que a população tenha mais conhecimento sobre seus sintomas

Aumentando, dessa forma, as chances do diagnóstico precoce realizado por um especialista. Permitindo que o portador da doença tenha um tratamento adequado, mesmo que as doenças não possuam cura.

A campanha ressalta a importância das terapias medicamentosas e os tratamentos complementares como fisioterapia, acupuntura, atividades físicas e outros, para que o paciente volte a ter qualidade de vida.

Os tratamentos auxiliarão a melhorar o condicionamento do paciente, seu humor, mobilidade, capacidade cognitiva, entre outros.

Como participar e contribuir

As principais formas de contribuir com a campanha do fevereiro roxo são:

  • Divulgar informações sobre a prevenção e sobre os auxílios médicos necessários. Pode ser através das redes sociais, ou comentando com amigos e colegas.
  • Participando de eventos apoiadores da campanha, para espalhar ainda mais o seu significado para a comunidade.
  • Realizando doações destinadas a essa causa, para que os colaboradores tenham mais recursos para o seu funcionamento.
  • Realizando voluntariado no campo de doenças crônicas.

Quanto mais pessoas souberem o que é fevereiro roxo, qual é a sua finalidade e quais são as principais doenças, mais elas ficarão atentas à realização dos exames necessários para o diagnóstico precoce.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×