Outubro Rosa: a importância da prevenção com a telemedicina

 Em Destaques na Saúde, Telemedicina

Descubra como a medicina à distância auxilia no tratamento e prevenção da doença que atinge milhares de mulheres ao ano

O Outubro Rosa é uma campanha criada para simbolizar a luta e as questões preventivas em relação ao câncer de mama.

O movimento foi criado nos anos 90 a partir da Fundação Susan G. Komen for the Cure, quando distribuíram laços cor-de-rosa para os participantes da Corrida Pela Cura, em Nova York. 

Desde então, laços assim foram distribuídos em diversos eventos importantes e passou a ser o emblema da luta contra essa doença, principalmente por meio de alertas sobre a importância do autoexame.   

Após o exame, no primeiro sinal de que há algo errado, exames radiológicos são indispensáveis, sendo esse, o assunto deste artigo, e mais precisamente, sobre uma maneira mais prática, acessível e rápida de fazê-los. 

A importância do Outubro Rosa

A necessidade de divulgação das informações sobre o câncer de mama é indispensável à saúde da mulher, gênero significativamente mais afetado pela doença. 

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2022, houve 66.280 casos novos apenas no Brasil. Outro dado alarmante é em relação à mortalidade, sendo esse tipo de câncer a primeira causa de morte pela doença da população feminina em todo o país. 

A partir desses parâmetros, o Outubro Rosa tem relevância considerável, pois, conforme informações do FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), a campanha alcança milhares de mulheres, as quais antes, subestimavam a importância da mamografia. 

A instrução, nesse caso, é uma ferramenta de combate à doença, e por esse motivo, é sempre necessária. 

Como a telemedicina ajuda na prevenção ao câncer de mama?

A telemedicina, na verdade, auxilia de algumas formas à causa e abaixo listamos algumas delas: 

Consulta remota

Consultas de rotina tratam-se de momentos oportunos para investigar quaisquer tipos de doenças, inclusive o câncer de mama. Nesse caso, pode se referir a uma consulta com um clínico geral, ginecologista ou outras especialidades. 

Porém, nos casos em que há suspeita, os profissionais encaminham a um especialista, podendo a consulta ser igualmente remota, na modalidade de teleorientação ou teletriagem, por exemplo. 

Acompanhamento à distância

Apesar de focar na conscientização sobre o autoexame, as campanhas do mês de outubro ainda informam sobre o tratamento. Sobre isso, fala-se em relação à importância do acompanhamento médico no tratamento do câncer de mama. 

Afinal, a doença é delicada, possui estágios e recursos de tratamento medicamentosos e terapêuticos invasivos, exigindo um acompanhamento recorrente. 

À distância, mais uma vez, o processo sucede mais rapidamente, em questões de logística, e mais confortável, em relação à comodidade e bem-estar físico e emocional do paciente. 

Afinal, em momentos delicados como o tratamento do câncer, o ambiente hospitalar torna-se ainda mais incômodo e desagradável. 

Telerradiologia

A telerradiologia é uma especialidade voltada aos exames radiológicos e possibilita o diagnóstico e a devolutiva do exame via on-line, no caso do câncer de mama, principalmente refere-se à mamografia.

Portanto, os procedimentos ocorrem mais rapidamente, pois poupa tempo do paciente e da equipe médica. 

Em um momento vulnerável como o da espera de um diagnóstico de câncer, a agilidade é um fator fundamental para tornar o processo mais leve o possível a quem espera por ele. 

Nesse sentido, a telerradiologia permite um seguimento mais respeitoso. 

Além disso, uma pesquisa do IPEC relatou que 54% das mulheres não entendiam a importância da mamografia, mas com o Outubro Rosa, essa visão pode mudar, e com a telemedicina, o número de mulheres a terem acesso ao exame poderá aumentar. 

Essas são duas ações importantes em prol do tratamento e prevenção contra o câncer de mama. Informe-se sobre o autoexame e faça a sua parte nessa luta.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×