Projeto brasileiro utiliza equipamentos de imagem para estudar o Alzheimer
De acordo com matéria publicada no site da Agência USP de Notícias, cientistas brasileiros de diferentes áreas de estudo estão reunidos em um projeto temático para viabilizar o diagnóstico precoce, testar novos tratamentos e estudar a doença de Alzheimer. De acordo com o Ministério da Saúde, o Alzheimer é responsável por cerca de 50% a 80% dos casos de demência – síndrome resultante do declínio progressivo da capacidade intelectual – no mundo.
A proposta principal do projeto é utilizar equipamentos de imagem, como ressonância magnética e tomografia por emissão de pósitrons (PET), e biomarcadores liquóricos para estudar e entender melhor as características da doença.
O projeto de pesquisa envolve cientistas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e de Ribeirão Preto (FMRP), do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e de Psicologia (IP) da USP e está em andamento no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurociência Aplicada (NAPNA), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Fonte: Agência USP de notícias
Crédito de imagem: Banco de Imagens Pixabay