Radiologista em destaque – Dr. Flávio Lanes

 Em Radiologista em destaque

Para o médico, uma das grandes vantagens da telerradiologia está relacionada à melhora na qualidade de vida dos profissionais da área.

Telelaudo: Dr. Flávio, conte-nos um pouco da sua história antes dos estudos de medicina. Quais foram as suas influências para escolher a radiologia entre tantas especialidades médicas?

Flávio Lanes: Nasci em uma cidade pequena chamada Ecoporanga, no Espírito Santo. Brinco que sou legítimo filho do êxodo rural. Ainda pequeno me mudei com a minha mãe para Vitória, capital do estado. Ela sempre foi um exemplo de superação, então comecei a trabalhar bem cedo, aos 14 anos. Em busca de uma vida melhor, me dediquei aos estudos e entrei na faculdade – UFES. Gosto de estudar os processos patológicos e as doenças como um todo, e acredito que assim surgiu a vontade de escolher a radiologia. Nesse começo fiz residência na Unicamp, trabalhei no R4 da Beneficência Portuguesa em São Paulo, onde aprendi bastante, ganhei experiência em uma clínica renomada em Florianópolis e quando voltei para Vitória firmei minha primeira parceria de sucesso com uma empresa chamada Multiscan. Em 2009 nasceu a Telelaudo e neste ano crescemos ainda mais ao nos unir com a Pró-Laudo.

Telelaudo: De onde veio a ideia de montar a Telelaudo e como foram os primeiros anos?

Flávio Lanes: Os primeiros anos da Telelaudo foram maravilhosos! Claro, tivemos muito trabalho. Horas em frente ao computador, muito empenho. Mas foi algo incrível! Sabe aquela frase: “Onde muitos veem crise, outros veem oportunidade”? Foi assim que a Telelaudo começou. Trouxemos a tecnologia dos Estados Unidos e aprimoramos a plataforma para o Brasil, moldamos para nossas necessidades. Hoje temos cerca de 150 radiologistas que fazem parte da nossa equipe.

Telelaudo: Na sua visão, para onde caminha a telerradiologia nos próximos anos?

Flávio Lanes: A telerradiologia irá se consolidar cada vez mais para criar uma nova forma de se trabalhar com a radiologia, facilitando ainda mais o acesso aos médicos e especialistas. No futuro, 100% dos hospitais irão enxergar a importância de se trabalhar com a opção de apoio de médicos-radiologistas a distância.

Telelaudo: Conte-nos um caso, entre as clínicas e hospitais do Brasil, que contam com a Telelaudo, onde a telerradiologia faz a diferença para o atendimento dos pacientes na região.

Flávio Lanes: As clínicas e hospitais que utilizam a Telelaudo contam com itens importantes. Eles possuem 24 horas de acesso aos laudos urgentes. Isso é uma grande ajuda para o médico solicitante, que tem um auxílio de um radiologista a qualquer hora, com enorme benefício para o paciente.

Temos uma história bastante interessante. Um de nossos clientes fica localizado no sertão da Paraíba. É um cliente muito antigo e começou com poucos exames de TC. Depois digitalizou o serviço de RX e Mama e passou a mandar estes exames. Com o passar do tempo, ganhou um grande contrato para atender um hospital da região, que exigia atendimento 24/7. Ele só pode atender essa demanda através do apoio dos nossos serviços a distância, e isso é o que chamo de criar oportunidades para os empreendedores crescerem em seus mercados.

Sem nosso trabalho sério a empresa dele não teria crescido. Pois é muito difícil convencer uma equipe de radiologistas a mudar para o interior para cobrir plantão de uma tomografia.

Telelaudo: E os radiologistas, como eles se sentem trabalhando de casa?

Flávio Lanes: Para os radiologistas que fazem parte da nossa equipe as vantagens são grandes. A primeira está relacionada à qualidade de vida. Não há necessidade de deslocamento para ir até o trabalho, perdendo horas no trânsito. Em alguns casos, os radiologistas estão participando de pesquisas científicas fora do país e precisam de uma fonte de renda para se manter. Trabalhar com telerradiologia possibilita maior “autonomia” na rotina. Em relação ao salário, temos colegas que saíram de clínicas para se dedicar a esse ramo e eles afirmam: a renda é semelhante e a qualidade de vida bem maior.

Telelaudo: Complete esta frase com uma palavra: Telelaudo para você é:

Flávio Lanes: Oportunidades.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×