Importância do treinamento em informática para médicos

 Em Gestão

O treinamento em informática para médicos é indispensável para maior segurança dos dados e eficiência operacional em instituições de saúde

A realização do treinamento em informática para médicos deve estar presente nos planos operacionais de gestores da área que almejam a modernização da instituição.

Os avanços tecnológicos propiciaram o aumento expressivo no uso de novos recursos digitais na área da saúde que se tornou hiperconectada e altamente digitalizada.

Apesar dos benefícios da digitalização na saúde, com impactos positivos para médicos, gestores e pacientes, também se tornou mais necessário o domínio de diversas ferramentas. 

Qual a importância das tecnologias da informação e comunicação na saúde?

As TICs (tecnologias da informação e comunicação) são as soluções usadas para mediar processos digitais como os dispositivos, incluindo computador, tablet e celular, e os sistemas, como PACS, RIS, de gestão e outros.

Em instituições com nível mais elevado de digitalização, praticamente todos os processos são intermediados por TICs. Alguns exemplos incluem:

  • agendamento digital de consultas e exames;
  • sistema eletrônico de gestão;
  • ponto eletrônico para colaboradores;
  • prontuário digital;
  • radiologia digital;
  • equipamentos de ressonância magnética e tomografia;
  • laudo disponibilizado pela internet.

Trata-se, portanto, de uma estrutura extremamente digitalizada que vai oferecer benefícios como aumento da eficiência, qualidade dos serviços prestados, agilidade na comunicação e outros.

Entretanto, um dos principais desafios associados à digitalização na saúde consiste no limitado domínio das ferramentas digitais por parte dos profissionais, incluindo médicos.

Essa demanda deve ser observada pelos gestores, evitando problemas decorrentes de erros ou omissões na atualização tecnológica por parte dos profissionais.

Por que investir no treinamento em informática para médicos?

investir em treinamento em informática para médicos

O treinamento em informática para médicos é fundamental para viabilizar a modernização dos processos da instituição de saúde.

É importante que essa formação seja incentivada e promovida pela gestão com o objetivo de que todos os profissionais sejam igualmente qualificados a operar os sistemas e ferramentas em uso na instituição.

Existem diversos motivos pelos quais os gestores devem considerar o treinamento em informática para médicos. Conheça a seguir.

Redução de erros

A falta de domínio técnico das ferramentas em uso na instituição de saúde dá abertura para mais erros operacionais.

Um exemplo é o uso equivocado do prontuário eletrônico, o que pode resultar em informações desatualizadas ou erradas do paciente levando a problemas graves no encaminhamento do caso.

Também pode ocorrer de o profissional inabilitado excluir acidentalmente informações e documentos, comprometendo a integridade do registro médico ou de dados burocráticos relevantes à administração.

Segurança de dados

Atualmente, todas as operações digitais em saúde devem ser orientadas pelas diretrizes previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A falta de treinamento em informática para médicos resulta na maior vulnerabilidade dos dados do paciente, com acesso indevido ou vazamento de informações que, além de comprometer o sigilo médico e proteção de dados pessoais, pode acarretar multas à instituição responsável.

Melhor uso das aplicações disponíveis

Com tantas ferramentas digitais mediando o trabalho dos médicos, seja em etapas burocráticas durante o atendimento ao paciente, é indispensável que seja feito um bom uso dos recursos.

O objetivo de investir na digitalização dos processos em saúde é ganhar eficiência e qualidade nas atividades, o que só é viável com bom domínio dos recursos de cada aplicação.

Dessa forma, a falta de treinamento em informática para médicos pode comprometer, inclusive, os resultados esperados pela gestão ao investir nas novas tecnologias.

Aumento da produtividade

A incorporação tecnológica visa, entre outros objetivos, tornar a rotina profissional mais produtiva.

Esse resultado só é alcançado, entretanto, quando o profissional consegue fazer um bom uso da ferramenta, entendendo suas funcionalidades.

Com isso, a qualificação do médico em informática vai contribuir para que ele tenha uma rotina mais produtiva devido ao correto e eficiente uso das ferramentas disponibilizadas pela gestão. 

Modernização dos processos

Quando toda a equipe, incluindo médicos, recepcionistas, enfermeiros etc., faz bom uso das ferramentas digitais disponíveis, com ganhos de eficiência e produtividade, a gestão pode planejar novas melhorias, com a modernização de processos ainda analógicos da instituição.

O domínio do aparato tecnológico atualmente em uso é o que vai propiciar ganhos operacionais que motivam novos investimentos em tecnologia.

Uso da telemedicina e telerradiologia

A definição do Conselho Federal de Medicina (CFM) para telemedicina é justamente a disponibilização de serviços médicos com mediação das TICs.

Dessa forma, para que a instituição mantenha-se atualizada e possa disponibilizar ou utilizar serviços a distância precisa ter um corpo médico qualificado para operar tais ferramentas com êxito.

Na telemedicina, as tecnologias podem ser usadas, por exemplo, para realizar teleconsultas com os pacientes, para monitoramento de pacientes com doenças crônicas e também para interações entre profissionais, como em caso de segunda opinião médica.

A implementação da telerradiologia na instituição também demanda que os profissionais estejam aptos a usar novas tecnologias, pois além de fazer uso da radiologia digital utiliza-se um sistema para comunicação entre hospital e a parceira de laudos a distância.

Constata-se, assim, que qualquer instituição de saúde que almeja oferecer serviços modernos e ter o auxílio das novas tecnologias nos processos precisa levar em conta o treinamento em informática para médicos e demais profissionais.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×