Quais são as vantagens da radiologia digital para sua clínica?

 Em Radiologia

Vantagens da radiologia digital justificam a transformação das clínicas. Veja a seguir quais benefícios são possíveis e como avaliar essa modernização

O uso da radiologia digital é crescente em clínicas e hospitais, proporcionando diversos benefícios para os diferentes envolvidos, como equipes médicas, gestores e pacientes.

Atualmente, as clínicas brasileiras ainda se dividem entre aqueles que usam a radiologia digital e as que contam com equipamentos convencionais.

A modernização é considerada por muitos gestores de saúde, mas antes do investimento é preciso saber o que é a radiologia digital e porque ela é vantajosa.

O que é a radiologia digital?

A radiologia digital consiste na captação das imagens radiológicas por meio de sensores digitais de raios-x. A imagem capturada é enviada diretamente para o computador conectado, sendo então revisada pelo técnico de radiologia para garantir mais qualidade.

A tecnologia surgiu em 1970 e passou por modernizações nas últimas décadas, incluindo a conexão ao computador, posteriormente à internet e com a rede de computação na nuvem.

Diferentemente da tecnologia digital, a radiologia convencional utiliza filmes radiográficos para captação da imagem que precisam ser relevados em chapa com uso de substâncias químicas, o que resulta em diferentes desvantagens.

Quais são as vantagens da radiologia digital para sua clínica?

A radiologia digital proporciona uma série de vantagens aos profissionais da área radiológica e também aos pacientes. Sendo importante que elas sejam consideradas pelos gestores antes de fazer esse investimento e modernização na clínica.

Qualidade da imagem

A qualidade da imagem digital é um dos aspectos mais relevantes dos novos aparelhos radiológicos, pois fatores como contraste podem ser ajustados pelo técnico de radiologia para uma visualização mais satisfatória da região analisada.

Redução de custos

Esse equipamento exige um investimento maior das clínicas do que o modelo convencional. Entretanto, no longo prazo, ele promove redução de custos, uma vez que não precisa de insumos para revelação do filme.

Os custos de manutenção e operação do equipamento digital são mais vantajosos também.

Menor exposição à radiação

Quando comparada com o equipamento tradicional, a radiografia digital diminui em até 90% a dose de radiação usada no exame, o que torna essa opção mais segura aos pacientes e também aos técnicos.

Esse aspecto não altera a necessidade de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelo técnico em radiologia e mesmo do uso de protetores pelo paciente.

Armazenamento de dados da radiologia digital

Benefícios da radiologia digital para o armazenamento de dados

O armazenamento de dados é um aspecto fundamental para as instituições de saúde.

É preciso garantir o fácil acesso pelos profissionais responsáveis e também a segurança da informação dos pacientes para atendimento às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Com esta radiologia, as informações coletadas nos exames são armazenadas em formatos digitais e criptografadas para garantir o acesso apenas por pessoas autorizadas.

Outro aspecto relevante é a maior facilidade logística, uma vez que o armazenamento é simplificado sem demandar espaços físicos direcionados para esse fim.

Radiologia digital oferece maior sustentabilidade

Associado ao benefício da praticidade de armazenamento de dados está o fator sustentabilidade da radiologia digital em comparação com a convencional.

O processo de revelação das imagens radiológicas em chapas demanda o uso de diferentes agentes tóxicos, o que exige cuidados específicos no manuseio e também no descarte para evitar contaminação do solo.

Tempo para geração da imagem

Na radiologia convencional todo esse processo de revelação manual do exame aumenta o tempo para geração da imagem radiológica ainda com o risco de comprometimento da qualidade.

Já na digital, a imagem é gerada em tempo real o que reduz o tempo até o diagnóstico e encaminhamento do tratamento, o que pode ser vital em muitos casos, e também permite que o especialista avalie a qualidade da imagem radiológica imediatamente, reduzindo a necessidade de refazer exames.

Associação com serviços de telerradiologia

Por fim, a radiologia digital também está alinhada a um processo mais amplo de transformação da radiologia no qual novos serviços surgem para suprir as demandas do setor.

Um exemplo é o serviço de telerradiologia, que permite que o exame seja realizado localmente na clínica e enviado para ser laudado por um especialista a distância.

Outra possibilidade atual devido à radiologia digital é o telecomando. No qual o técnico em radiologia a distância orienta a enfermeira e paciente sobre a realização do exame e opera o equipamento a distância, contribuindo na oferta dos exames radiológicos nos locais nos quais não há mão de obra especializada.

A radiologia digital não apenas apresenta vantagens operacionais à clínica, como viabiliza a modernização dos serviços integrados às novas tecnologias e soluções disponibilizadas no mercado de saúde.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×