Vantagens da telerradiologia para grandes hospitais

 Em Telerradiologia

Vantagens da telerradiologia incluem aspectos operacionais e financeiros que devem ser ponderados previamente pelos gestores de grandes hospitais

Avaliar quais são as vantagens da telerradiologia para o contexto específico da instituição de saúde é uma etapa fundamental no processo decisório de implantação desse serviço.

A telerradiologia consiste na emissão de laudos radiológicos a distância. Assim, enquanto o exame é realizado na unidade de saúde, o laudo é emitido por um especialista remoto, contratado por uma instituição parceira.

Algumas das vantagens da telerradiologia podem ser particularmente benéficas para grandes hospitais que já contam com uma operação mais robusta, estruturada e complexa.

Quais as vantagens da telerradiologia para grandes instituições de saúde?

As grandes instituições de saúde apresentam uma série de desafios operacionais nos diferentes departamentos que precisam atuar em harmonia e com eficiência.

A gestão da área radiológica é particularmente desafiadora, uma vez que as solicitações atendidas podem ter origem nos diversos departamentos da instituição, como cardiologia, pediatria, neurologia, ortopedia, ginecologia etc.

Outro aspecto relevante é que a urgência varia muito de uma demanda para outra, o que deve ser ponderado na estruturação dos processos do setor radiológico.

Para somar a essa operação já complexa, muitos grandes hospitais fornecem serviços radiológicos particulares ou para convênios, com o objetivo de ampliar o faturamento e reduzir a ociosidade dos equipamentos.

Nesse contexto, a telerradiologia pode ser ainda mais benéfica, trazendo melhorias importantes às grandes instituições de saúde.

Agilidade na emissão de laudos

emissão de laudos por telerradiologia é vantajosa

A conexão entre hospital e a parceira de telerradiologia é rápida e ágil, de forma que a solicitação para emissão de laudo é encaminhada por sistema PACS (Picture Archiving and Comunication System) logo que o exame é finalizado.

Com anuência do paciente, as imagens radiológicas, em conjunto com informações clínicas, são enviadas e encaminhadas ao radiologista responsável logo que entra no sistema da instituição parceira.

Na telerradiologia é possível solicitar laudos urgentes, com retorno em até 60 minutos, e de rotina, com retorno de dois dias úteis, a depender do fluxo de solicitações.

Assim, garante-se agilidade na emissão de laudos, especialmente quando a equipe interna do hospital já tem um volume elevado de demandas para atender ou quando operam com equipe reduzida.

Experiência do paciente

Cada vez mais os grandes hospitais precisam considerar a experiência do paciente na estruturação do fluxo de processos.

O prazo de marcação de exames e a lentidão na entrega dos laudos são aspectos críticos de muitas instituições desse porte que contam com uma demanda elevada. Isso faz com que haja atraso no diagnóstico e início do tratamento do paciente, o que afeta diretamente a percepção dele qualidade do serviço.

Como entre as vantagens da telerradiologia destaca-se a agilidade na entrega dos laudos, os pacientes são diretamente beneficiados.

Aumento da capacidade de atendimento

Para não resultar em demora na entrega do laudo devido ao excesso de demanda, muitas instituições priorizam a experiência do paciente e atuam com uma capacidade de atendimento inferior às possibilidades da infraestrutura disponível.

Assim, é possível que com a implantação da telerradiologia haja um aumento da capacidade de atendimento, uma vez que todas as etapas (realização do exame e entrega do laudo) podem ser executadas com rapidez e excelência.

Gestão de RH

Entre os desafios dos grandes hospitais está a gestão de recursos humanos, especialmente no que se refere à organização de plantões, folgas e férias.

No setor radiológico, esse tipo de desafio resulta em uma redução da capacidade de atendimento e, principalmente, dificuldade de operar 24x7x365.

Ainda é comum que a folga ou férias de um profissional resulte em sobrecarga aos demais e atrasos nas entregas dos laudos, prejudicando a experiência do paciente e eficiência operacional.

Com a telerradiologia, entretanto, a equipe externa pode ser acionada e ampliada nesses contextos, garantindo a manutenção do fluxo normal das operações, sem ônus aos colaboradores.

A garantia de folgas e férias somada a distribuição variável de demandas entre as equipes interna e remota aumenta a satisfação dos colaboradores, o que também é um aspecto importante a ser considerado por gestores de grandes hospitais.

Redução de filas de espera 

Para que o fluxo operacional mantenha-se fluído é preciso adequar a capacidade de realização de exames de imagem com a de emissão dos laudos.

Como a emissão dos laudos costuma ser um aspecto crítico à operação, é recorrente que se restrinja a quantidade de exames realizados, o que resulta em filas de espera que podem ser de semanas ou até meses.

A consequência é uma diminuição da procura pelos serviços radiológicos da instituição, bem como comprometimento da experiência do paciente.

Entre as vantagens da telerradiologia está a uniformização da capacidade de atendimento em cada etapa, evitando que se formem filas de espera para realização dos exames de imagens.

Aumento do faturamento

O aumento da capacidade de atendimento e a excelência do fluxo operacional do setor radiológico impactam diretamente o faturamento da instituição.

O hospital consegue suprir toda a demanda interna e também ampliar horários de atendimento para particulares e convênios.

Caso haja elevada procura também torna-se possível investir na ampliação da infraestrutura para realização dos exames radiológicos, uma vez que há escalabilidade na contratação da telerradiologia.

As diversas vantagens da telerradiologia resultam em benefícios financeiros e operacionais aos grandes hospitais, consistindo em uma oportunidade para instituições já consolidadas.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×