12 ferramentas para auxiliar o dia a dia dos profissionais de saúde

 Em Artigo, Curiosidades, Gestão

As ferramentas para profissionais de saúde promovem maior produtividade e facilitam as atividades da rotina médica. Conheça algumas opções a seguir.

A tecnologia está revolucionando muitos segmentos e a apropriação desses recursos é fundamental para aumentar a produtividade e qualidade de vida. Sendo assim, é fundamental conhecer opções de ferramentas para profissionais de saúde.

As ferramentas digitais contribuem no aumento da produtividade, organização, mas também colaboração entre profissionais, informações sobre novidades da área da saúde e repositórios de dados.

12 ferramentas para profissionais de saúde

Entre as ferramentas para profissionais de saúde destacam-se aquelas desenvolvidas especificamente à comunidade médica, mas também existem recursos mais gerais voltados à organização e produtividade que podem ser úteis.

  1. Medscape

O Medscape consiste em um aplicativo que funciona como um repositório de saúde, contendo informações sobre milhares de doenças, diagnósticos, tratamentos, exames e outras.

A aplicação é reconhecida pela FDA (Food and Drugs Administration) dos Estados Unidos.

Além disso, há uma parte de notícias da área, que permite manter os profissionais bem informados e atualizados.

  1. CID-10 Pro

O CID-10 Pro é uma ferramenta que facilita a consulta ao código CID (Classificação Internacional de Doenças), sendo possível marcar como favoritas as pesquisas mais recorrentes.

O conteúdo está disponível em português e bastam alguns segundos para apresentar os resultados.

  1. Whitebook Clinical Decision

O Whitebook Clinical Decision também é uma ferramenta para profissionais de saúde manterem-se atualizados e com informações fáceis em um repositório médico.

São diversas informações aplicáveis ao cotidiano do profissional relacionadas ao suporte clínico e terapêutico. Além disso, as informações podem ser baixadas e o banco de dados acessado mesmo com o dispositivo offline.

  1. Laudite

A plataforma Laudite consiste em um software de reconhecimento de voz para emissão de laudos radiológicos. Com a tecnologia, o radiologista pode ditar seus achados que são transcritos pelo sistema.

Desenvolvida a partir de dicionário de termos médicos, o aplicativo tem maior familiaridade com termos técnicos, facilitando a emissão do laudo e minimizando erros.

Além disso, a aplicação tem diferentes funcionalidades como salvamento automático, máscaras favoritas, armazenamento em nuvem, entre outras.

  1. Evernote

O aplicativo Evernote não é específico à comunidade médica, mas pode ser usado para diferentes práticas na área, como organizar notas, apresentações, imagens e fluxogramas.

O conteúdo das notas é pesquisável e o software pode ser acessado de diferentes dispositivos, facilitando a gestão das informações.

  1. Epocrates

O Epocrates é um aplicativo da área médica também no modelo de repositório de dados, portanto, é possível consultar diferentes informações relevantes no dia a dia.

Além disso, a ferramenta para profissionais de saúde facilita funções como calcular o IMC, osmolaridade sérica, LDL, anion gap, entre outros.

  1. World Health Organization WHO

O aplicativo foi criado pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de manter os profissionais da saúde informados sobre as novidades da área, em escala mundial.

Além disso, são disponibilizadas informações sobre pandemias, medicações e pesquisas médicas.

  1. Genéricos BR

A ferramenta Genéricos BR é usada pelos médicos para facilitar a busca por opções de medicamentos genéricos. Devido ao elevado número de fabricantes, a aplicação facilita a consulta com base nos nomes populares das medicações.

  1. Micromedex

Também desenvolvido pensando em facilitar a prescrição de medicamentos, o aplicativo Micromedex da IBM traz informações sobre fármacos, interações entre medicamentos e compatibilidade.

Na ferramenta é possível realizar as buscas com base em diferentes termos como dosagem pediátrica, efeitos adversos, contra indicações, nomes populares, ajustes da dosagem, genéricos, classe terapêutica, formulações e outros.

  1. Figure 1

O Figure 1 é um aplicativo de rede social por imagem direcionada aos profissionais de saúde. A proposta é unir informações sobre casos clínicos, com fotos e exames, que permitam a colaboração entre profissionais.

As informações são compartilhadas seguindo critérios de ética e segurança de forma que a própria equipe do aplicativo exclui todos os dados que permitam identificar o paciente.

  1. Doctoralia

O aplicativo Doctoralia é recomendado para que médicos possam organizar a agenda diária de atendimentos, facilitando o trabalho no dia a dia, além de permitir a integração com outros aplicativos.

  1. Todoist

O Todoist não é um aplicativo específico à comunidade médica, mas consiste em uma solução prática para criação de listas de tarefas que podem ser usadas para facilitar e organizar o dia a dia do profissional.

Pode ser usado para planejar as atividades médicas e também tarefas gerenciais e corporativas. 

As ferramentas para profissionais de saúde são importantes aliadas para tornar a rotina do médico mais produtiva, fácil e ágil, portanto, recomenda-se escolher as aplicações que mais podem contribuir no dia a dia do trabalho.

VAMOS CONVERSAR?

    [getparam utm_campaign]


    Artigos Recentes
    ×